"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Fibromialgia

A dor da fibromialgia pode e é intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas, rsrsrsrs, sim não fico deformada, mas sinto como se estivesse. Muitas vezes sinto a incapacidade de realizar coisas simples como cuidar do cabelo ou pegar qualquer coisa no armário. A minha fibromialgia não está associada a outras doenças, e sim, fico muito deprimida de não conseguir manter minha rotina.

Fibromialgia é coisa de gente sedentária!! MENTIRA…

Sou preguiçosa, mas não sedentária, Acordo cedo de segunda à sexta, e vou para a Academia, é relaxante, aeróbico, alongamento, musculação e yoga, perfeitamente divido nos 5 dias da semana, sábado e domingo, chinelinho, não caminho nem até a feira, não vou muito na feira, infelizmente a feira do meu bairro não tem nada, só o pastel, de vez em quando.

O início.

Em Agosto de 2017, comecei a sentir um cansaço, uma fadiga sem sentido. Não estava anêmica, e talvez por achar que estava treinando demais, reorganizei minha agenda, musculação 3 vezes por semana e aeróbico e yoga 2 vezes por semana, e um merecido descanso. E assim os sintomas se arrastaram até Dezembro daquele ano, quando até dirigir ficou difícil. Sentia dor nas articulações do corpo todo, dor de cabeça, cansaço e perda de força muscular, formigamento nas mãos e pés, as articulações do quadril doíam tanto que até a calça jeans me incomodava, ficou evidente a minha incapacidade quando fui ao supermercado e não consegui trazer a sacola cheia do carro até a porta de casa, agendei então uma consulta com um Reumatologista.

Em um exame inicial chegou-se a conclusão que eu tinha Artrose nos joelhos e quadril, mais exames laboratoriais foram feitos, e um exame que se chama eletroneuromiografia, pensa na tortura da idade média, esse exame com certeza foi inspirado nas torturas, dão choque em suas articulações, que já estão doloridas, enfiam agulhas, fiquei uma semana sem me movimentar direito, horrivel esse exame.

Nesse meio periodo, também consultei um Ortopedista, que em seu exame inicial diagnosticou Artrose no quadril e joelhos, mas pediu exames de imagem para corroborar suas palavras.

Nesse meio tempo, devo dizer que em exames de rotina femininos, descobriu-se um nódulo na mama direita, vou resumir, depois de muitos exames de imagem a respostas era sempre inconclusiva, os médicos, tecnicos de imagem e a minha ginecologista, não chegaram em um acordo, como o nódulo não se mexeu e não cresceu nesses dezoito meses, vamos deixar como está , só fazendo um acompanhamento. Que alivio!!! Penso que talvez tenha sido o gatilho inicial, talvez…..

Voltando aos exames, quadril e joelhos, sem artrose, para minha idade as articulações estão ótimas, sem desgaste aparente. Ufa!!!! Eletroneuromiografia, uma certa normalidade dentro do tamanho da dor que eu sentia. E os exames de sangue, todas as sorologias deram negativo, sem anemia, vitaminas B12 um pouco baixo e vitamina D um pouco baixo. Poderia ser tão simples assim, vamos repor B12 e D, e tudo voltará ao normal, foram alguns dias felizes, achei que a solução estava à caminho. Continuei fazendo mais exames e e fazendo a reposição das vitaminas, mas dor continuava constante, ao ponto de não conseguir dormir por causa da dor.

Depois de mais ou menos um ano, isso mesmo um ano, fazendo exames e visitando médicos, cheguei na minha consulta de rotina com o Reumatologista, sim já era uma rotina, reclamei de dores e mesmo com a reposição de vitaminas e atividades diárias as dores eram insuportáveis, a ponto de passar pela minha cabeça, que se um caminhão me atropelasse eu sentiria menos dor. Então todos os meus pontos de dor foram apalpados e todas as minhas articulações doiam, como se o toque fosse uma facada, então chegou ao diagnóstico, fibromialgia!!! O que? Fibromialgia, o que é, o que causa, tem cura? Leigamente falando, não se sabe o que, de onde vem e até agora, não tem cura. Muitas pesquisas em faculdades do mundo todo tem sido feitas, muitas peças do quebra cabeça tem se revelado, mas nada que consiga mudar a rotina de um fibromialgico, não ainda.. Viu?? Sou otimista.

Até a próxima…

Comentários em: "Fibromialgia" (1)

  1. Estarei sempre ao teu lado, em todos os momentos. Quando quiser colinho, aqui estou! Eu Te Amo!!!💗💗💗

Deixe um comentário

Nuvem de tags