"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Renata após ter sofrido um infarto violento aos 39, levantou do sofá e foi para a Academia em 2013 começa a fazer exercícios aos 43 anos. Com um novo coração e reeducação alimentar em um ano ela perdeu 28 quilos. O infarto a deixou com apenas 16% do coração funcionando e uma hipertensão pulmonar por conta da embolia. “Até então não sabia que tinha problema cardíaco. Depois do infarto, era dependente até para me vestir e me pentear, não conseguia cortar um bife, lavar uma louça”, relembra.renata1

Foi fácil?

Não! Foi uma decisão difícil, primeiro decidir caminhar 2 quilômetros para chegar até a Academia e depois enfrentar um mundo novo e desconhecido dos aparelhos de musculação.

“Vou todos os dias na academia e caminho, estou me superando, a atividade física me fez muito bem, tudo melhorou inclusive a aparência. Já me disseram que estou com cara de mais nova.”

A rotina diária, toda manhã aquele desejo interno de ficar em casa, ou porque está calor demais, ou porque está frio (ela superou o inverno todo de 2013), ou porque está chovendo, mas ela manteve sua rotina, só quebrada quando se fazia necessário os retornos médicos.

No começo era até engraçado, ela chegava contando os passos de formiguinha, parando de pracinha em pracinha, de poste em poste para recuperar o fôlego, olhava com olho assustado o ritmo da Academia, mas como ela não ficava quieta logo descobriu que todos que estavam na Academia, também buscavam uma cura, um objetivo, uma transformação, enfim uma mudança de vida.

Hoje ela já chega “causando”, só não mudou o hábito de reclamar quando seu treino muda, “- Isso eu não posso fazer, vou parar na UNICAMP….”

renata2

Mas ela descobriu que não existe mágica: “- Até as minhas internações acabaram. Praticar exercícios não é fácil, mas os obstáculos que colocamos nós mesmos que tiramos da nossa vida.”

Matérias Relacionadas:

HC da Unicamp salta à frente nos transplantes de coração, site UNICAMP

Unicamp lidera transplantes de coração no Estado, jornal Correio Popular

Coração e vida nova: transplantada passa a se exercitar e elimina 26 kg, site Eu Atleta Globo.com

Contato com Renata Campos: renatasibelecampos@gmail.com  e Facebook

Comentários em: "Coração de Atleta" (1)

  1. […] Coração de Atleta. […]

Deixe um comentário

Nuvem de tags