"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

E pensei

E pensei, pensei pensei. Mas simplesmente não tinha com o que continuar, então não cheguei a uma resolução. Tinha dúvidas enormes quanto à idéia de um deus, mas não sabia o bastante sobre nada para ter um bom modelo de qualquer outra explicação, para, bem, a vida, o universo, e tudo o mais que pudesse colocar em seu lugar. Mas insisti, e continuei lendo e continue pensando. Em algum ponto por volta dos trinta e poucos anos, tropecei na biologia evolutiva, especialmente na forma dos livros O gene egoísta e depois O relojoeiro cego, de Richard Dawkins, e de repente tudo se encaixou. Era um conceito de uma simplicidade impressionante, mas ele fez surgir, naturalmente, toda a infinita e desconcertante complexidade da vida. O maravilhamento que ele me inspirou fez o maravilhamento da experiência religiosa, de que as pessoas tanto falam, parecer francamente tolo. Não hesitaria um segundo em trocar o maravilhamento da ignorância pelo maravilhamento da compreensão.
por: Douglas Adams
Veja entrevista 
Fonte: Deus, um delírio –  de Richard Dawkins, pág. 159

 

Comentários em: "E pensei" (4)

  1. Parabéns pelo post! Gostei muito!

    O conheci graças ao trackback que disparou no Livres Pensadores, ao você indicar o link da entrevista de Douglas Adams.

    De novo, Parabéns! 😀

  2. Encontrei seu site por acaso, rsrsr. Estava pesquisando para meu romance e me deparei com ele. Muito bom os posts. Virei leitora assidua. “Podem me tirar tudo: as roupas, o cabelo, a visão, a liberdade de movimento, a língua… Podem fazer com que eu deixe de existir, podem me queimar, enforcar, me destruir. Mas jamais vão poder tirar de mim a capacidade de livre pensar!” (frase dita pela ultima ‘bruxa’ queimada na Polonia em 1795).. Abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: