"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

E pensei

E pensei, pensei pensei. Mas simplesmente não tinha com o que continuar, então não cheguei a uma resolução. Tinha dúvidas enormes quanto à idéia de um deus, mas não sabia o bastante sobre nada para ter um bom modelo de qualquer outra explicação, para, bem, a vida, o universo, e tudo o mais que pudesse colocar em seu lugar. Mas insisti, e continuei lendo e continue pensando. Em algum ponto por volta dos trinta e poucos anos, tropecei na biologia evolutiva, especialmente na forma dos livros O gene egoísta e depois O relojoeiro cego, de Richard Dawkins, e de repente tudo se encaixou. Era um conceito de uma simplicidade impressionante, mas ele fez surgir, naturalmente, toda a infinita e desconcertante complexidade da vida. O maravilhamento que ele me inspirou fez o maravilhamento da experiência religiosa, de que as pessoas tanto falam, parecer francamente tolo. Não hesitaria um segundo em trocar o maravilhamento da ignorância pelo maravilhamento da compreensão.
por: Douglas Adams
Veja entrevista 
Fonte: Deus, um delírio –  de Richard Dawkins, pág. 159

 

Comentários em: "E pensei" (4)

  1. Parabéns pelo post! Gostei muito!

    O conheci graças ao trackback que disparou no Livres Pensadores, ao você indicar o link da entrevista de Douglas Adams.

    De novo, Parabéns! 😀

  2. Encontrei seu site por acaso, rsrsr. Estava pesquisando para meu romance e me deparei com ele. Muito bom os posts. Virei leitora assidua. “Podem me tirar tudo: as roupas, o cabelo, a visão, a liberdade de movimento, a língua… Podem fazer com que eu deixe de existir, podem me queimar, enforcar, me destruir. Mas jamais vão poder tirar de mim a capacidade de livre pensar!” (frase dita pela ultima ‘bruxa’ queimada na Polonia em 1795).. Abçs

Deixe uma resposta

Nuvem de tags

