"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Exitem vários atalhos, hoje tenho mais alguns bem interessantes. Conheça 10 maneiras de diminuir o estresse e aumentar a meditação consciente em sua vida:

Dia 1: Coma chocolate

É fácil comer muito chocolate e outras comidas gordurosas que servem como “conforto” para os problemas do dia-a-dia. No início, todos os alimentos cheios de sabor e totalmente irresistíveis são seus alvos, mas, depois de um tempo, você dificilmente nota sequer um sabor naquilo. Aliás, se você comer por costume ou com pressa, tende a comer mais que o necessário e nem se satisfazer.

Para não perder tantos sabores maravilhosos, texturas e aromas, aprenda a comer com gosto de novo. Uma única barra de chocolate, por exemplo, tem mais de 300 sabores. Se reconectar com os seus sentidos é o coração da meditação consciente, então por que não usar o chocolate para ajudá-lo a apreciar a sua comida de novo?

Dia 2: Faça uma curta caminhada

Caminhar é um dos melhores exercícios para diminuir estresse. Uma boa caminhada pode colocar o mundo em perspectiva e acalmar nervos desgastados. É a maneira ideal de fazer uma pausa.

Então, hoje, por que não andar 15, ou 30 minutos a pé? Não precisa ir a nenhum lugar especial. Não tenha pressa. Ande conscientemente, focando sua atenção em seus pés à medida que pisam no chão. Sinta os movimentos fluidos de todos os músculos e tendões dos seus pés e pernas.

Preste atenção a todas as paisagens, sons e cheiros; sinta a brisa em seu rosto, observe como os padrões de luz e sombra mudam inesperadamente, etc.

Dia 3: Faça uma meditação de três minutos

Quando você está ficando nervoso, exausto, ansioso ou estressado, é difícil lembrar por que você deve manter a calma.

Uma meditação de três minutos foi criada para lidar com tais sentimentos. Você não precisa fazer a exata meditação descrita no livro, apenas tirar três minutos do seu dia para respirar com calma e meditar.

Assim, você pode dissolver padrões de pensamentos negativos antes de reganhar o controle sobre sua vida. Uma meditação de emergência pode lhe ajudar a centrar-se, quando os seus pensamentos ameaçam sair do controle.

Dia 4: Faça algo prazeroso

Estresse, exaustão e infelicidade podem facilmente dominá-lo. Logo, você não consegue encontrar prazer na vida.

O certo, para superar momentos difíceis, é tomar pequenos passos em direção às coisas que você gostava de fazer. Por exemplo, seja gentil com seu corpo. Tome um banho quente, tire um cochilo, coma o que você mais gosta.

E faça algo que você gosta. Visite ou telefone para um amigo, faça o seu passatempo favorito, leia algo que lhe dá prazer, ouça alguma música que você não ouvia há muito tempo.

Dia 5: Faça uma “meditação da linha intensamente frustrante”

Às vezes a vida pode parecer uma linha de enorme comprimento. Você tem de fazer fila para comprar gás, para pagar a comida no supermercado e todos os bares e restaurantes ficam lotados com filas enormes para entrar, para pagar…

Da próxima vez que você sentir vontade de gritar “por que essa fila não anda?”, tente realizar a “meditação da linha intensamente frustrante” no lugar.

Tome um momento para perguntar-se: “o que está passando na minha mente?”, “quais sensações estão no meu corpo?”, “de quais emoções e impulsos estou ciente?”.

A meditação envolve algumas experiências desagradáveis. No entanto, lhe ajuda a separar os dois tipos principais de sofrimento – o primário e o secundário.

O sofrimento primário, principal, é o estressor inicial, tais como a frustração de estar em uma fila longa.

Você pode reconhecer que isso não é agradável. O sofrimento secundário é toda a turbulência emocional que segue esse momento desagradável, como raiva e frustração, bem como qualquer pensamento que segue esses sentimentos, e que muitas vezes surgem em conjunto. Veja se você pode separar isso claramente, se é possível permitir que a frustração de estar na fila não se torne um sofrimento de verdade para você.

Dia 6: Crie uma “campainha” de meditação consciente

Escolha algumas atividades comuns da vida diária que você pode transformar em “campainhas de meditação”, isto é, lembretes para que você pare e preste atenção às coisas com grande detalhe.

Confira uma lista abaixo de sugestões de coisas para transformar em “campainhas”. Você não tem que transformá-las todas:

– Preparar alimentos: alimentos oferecem uma série de oportunidades para se tornar mais consciente. Se você for preparar a comida, especialmente uma rica em sabores, cheiros e texturas, preste atenção em tudo o que está fazendo.

– Lavar a louça: essa é uma grande oportunidade para explorar as sensações físicas. Se você normalmente usa uma máquina de lavar louça, lave a mão. Quando sua mente vaguear, traga-a de volta ao momento presente. Preste atenção à textura dos pratos, a temperatura da água, o cheiro do detergente, etc.

– Ouvir amigos: se você está planejando receber um amigo, ou esbarrar em um de uma forma inesperada, é fácil cair no mesmo papo toda vez. Então por que não transformar a voz de um amigo em uma “campainha”, um sinal para prestar total atenção ao que eles estão dizendo? Quando você começar a pensar em outra coisa, volte a sua atenção a ele novamente, pense no que você vai responder, etc.

Dia 7: Pense em 10 coisas pelas quais você é grato

Para chegar a uma apreciação positiva das pequenas coisas em sua vida, você pode tentar o exercício da gratidão.

Simplesmente tente dizer, uma vez por dia, 10 coisas pelas quais você é grato. É importante pensar em 10 coisas, mesmo quando isso for se tornando difícil depois de três ou quatro. É para isso que serve o exercício – intencionalmente trazer à consciência pequenas coisas que você não percebe o quanto são importantes.

Dia 8: Faça a meditação de sons e pensamentos

Os sons são tão convincentes quanto os pensamentos, muito imateriais e abertos à interpretação.

Certas músicas podem animá-lo, ou piorá-lo. Sentir o poder do som – e sua relação com os pensamentos e emoções – é central para a consciência.

Por que não tentar uma meditação com sons e pensamentos? Você vai perceber que a mente evoca pensamentos que podem facilmente nos desviar do caminho. Esta meditação gradualmente revela as semelhanças entre o som e o pensamento. Ambos aparecem como que do nada, e nós não temos controle sobre seu surgimento. Eles podem facilmente desencadear fortes emoções, e se soubermos controlá-las, melhor pra gente.

Dia 9: Recupere sua vida

Volte a um tempo em sua vida quando as coisas pareciam menos frenéticas. Lembre-se com detalhe de como você fazia algumas atividades e tinha tempo para elas.

Essas podem ser coisas que você fez por si mesmo (ler suas revistas favoritas, sair para caminhadas ou passeios de bicicleta) ou em conjunto com os amigos ou a família (jogar jogos de tabuleiro ou ir ao o teatro).

Escolha uma destas atividades e faça-a hoje ou durante este fim de semana. Pode demorar cinco minutos ou cinco horas, pode ser importante ou trivial, pode envolver outras pessoas ou pode ser só você mesmo.

É importante ficar novamente em contato com uma parte de sua vida que você tinha esquecido. Não espere até você sentir vontade de fazê-lo, faça-o de qualquer maneira e veja o que acontece. É hora de recuperar sua vida!

Dia 10: Vá ao cinema

Peça a um amigo ou membro da família para ir com você ao cinema – mas desta vez, com uma diferença. Vá em um horário definido e escolha o filme somente quando você chegar lá. Muitas vezes, o que nos faz mais felizes na vida é o inesperado – o encontro fortuito ou o evento imprevisto. Os filmes são ótimos para isso.

Antes de ir, observe todos os pensamentos que podem surgir, tais como “e se não tiver nada que eu vou gostar?”.

Essas coisas minam seu entusiasmo e desencorajam a sua intenção de fazer algo que possa alimentar a sua vida em aspectos importantes. Uma vez que você está dentro do cinema, esqueça tudo isso e se divirta.

Comentários em: "10 passos simples para se desestressar" (13)

  1. I simply want to tell you that I’m very new to blogging and certainly enjoyed your web site. Almost certainly I’m want to bookmark your website . You actually come with awesome writings. Thank you for sharing your blog site.

  2. I was more than happy to search out this net-site.I wished to thanks for your time for this glorious read!! I definitely enjoying every little little bit of it and I’ve you bookmarked to take a look at new stuff you weblog post.

  3. I precisely had to thank you very much once more. I’m not certain the things that I would’ve followed in the absence of those tips documented by you concerning that industry. Certainly was the challenging difficulty in my view, nevertheless taking a look at the very specialized form you resolved the issue took me to weep over delight. I’m just grateful for this information and as well , trust you know what a great job you were providing training others all through your webblog. I’m certain you’ve never met all of us.

  4. I really wanted to write down a quick message in order to appreciate you for some of the marvelous tips you are giving on this website. My rather long internet look up has at the end of the day been compensated with excellent facts to go over with my neighbours. I would claim that we readers are undoubtedly fortunate to dwell in a fine website with very many marvellous individuals with valuable techniques. I feel extremely fortunate to have seen your entire site and look forward to some more fabulous moments reading here. Thank you again for a lot of things.

  5. This web-site has lots of incredibly useful information and facts on it! Thank you for informing me. I’ve to admit that I used to be considering the search of the weblog but it can be genuinely quite appealing. Awesome job, continue the great work

  6. I was very pleased to find this internet-site.I needed to thanks in your time for this excellent read!! I definitely having fun with every little little bit of it and I’ve you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

  7. Hi there, I found your blog via yahoo while looking for a related topic, your site came up, it looks good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

  8. I intended to draft you this little observation to help thank you very much again with your unique suggestions you’ve documented on this website. It is wonderfully generous with you to give easily exactly what many people could possibly have advertised as an e book to earn some dough for their own end, particularly given that you might have done it in the event you desired. These things likewise acted to become great way to fully grasp most people have a similar keenness just like my own to find out great deal more regarding this issue. I’m certain there are lots of more pleasant sessions up front for folks who see your website.

  9. Seeing as its open season on people commenting on my blogs with their damn back links i thought id have a go so blah blah blah insert keywords for my spammy blog here blah blah yet more random keywords for crap back links. Annoying aint it!!!

  10. Simply wish to say your article is as astonishing. The clearness in your post is just nice and i could assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

  11. Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason seemed to be on the web the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  12. has diamond like clarity and also in order for this being striking you must use both that and.

  13. But a smiling visitant here to share the love (:, btw outstanding style. “The price one pays for pursuing a profession, or calling, is an intimate knowledge of its ugly side.” by James Arthur Baldwin.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: