"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Saiba o que você pode fazer para minimizar os incômodos com as ligações de serviços de telemarketing.

São 8h da manhã de um sábado. Você está na cama, dormindo profundamente e aproveitando a sua folga de fim de semana, quando de repente o telefone toca. Preocupado, você atende, afinal, nenhum dos seus amigos ou familiares teria coragem de ligar para você a essa hora da madrugada.

Entretanto, para a sua infelicidade, a ligação é de um operador de telemarketing que mal sabe pronunciar o seu nome e está disposto a passar algumas horas conversando com você apenas para oferecer produtos que, na maioria das vezes, não lhe interessam.

Situações como essas são bastante comuns e é bem provável que você já tenha passado por isso. Os operadores de telemarketing estão entre as profissões mais odiadas do mundo, mas, apesar das reclamações, a profissionalização do serviço é cada vez maior.

Nascido na década de 20, o serviço se tornou popular nos anos 60 quando a Ford, em uma iniciativa inédita, contratou 15 mil donas de casa para fazer ligações vendendo carros. A proposta se mostrou bem-sucedida e, em pouco tempo, cerca de 20 milhões de pessoas já haviam recebido uma ligação das atendentes da companhia.

A era moderna

O mercado de telemarketing não para de crescer. A estimativa é que as companhias movimentem cerca de US$ 900 bilhões todos os anos, em aproximadamente 24 bilhões de telefonemas. É como se cada habitante do planeta recebesse 3,6 ligações por ano.

A informatização fez com que diversos sistemas fossem criados para facilitar a vida de quem liga. Entender como eles funcionam pode ser a chave para que você saiba também como se livrar daqueles vendedores mais impertinentes.

Um exemplo é o de um software chamado Predictive Dialer. A partir de uma base de dados, o programa disca sucessivamente para todos os números que existem na lista. Quando o consumidor atende, o programa reconhece uma voz na ligação e, automaticamente, repassa para um dos atendentes.

Você já reparou que, muitas vezes, ao responder “alô” em uma ligação há um pequeno intervalo de tempo até que alguém lhe dê uma resposta? Esse é justamente o hiato entre o reconhecimento da sua voz e a transferência da ligação. A solução? Atender o telefone sem falar nada, por exemplo, fará com que a ligação não seja transferida.

Quando ficar estressado resolve

Outro software utilizado por algumas centrais telefônicas também pode ser seu auxiliar durante as ligações. Em alguns casos, quando você está conversando com um atendente, um aplicativo monitora o seu tom de voz em busca de sinais de estresse. Quando isso acontece, automaticamente a sua ligação passa a ser disponibilizada para um supervisor, que pode optar por ouvi-la em tempo real ou não.

Há quem diga que a utilização desse software pode agir em seu favor da seguinte forma: em uma fila de espera, o aplicativo está programado para reconhecer o tom de voz de quem está do outro lado da linha. Ao notar sinais de estresse, o programa pode dar preferência no atendimento para os clientes mais irritados, fazendo com que eles sejam atendidos primeiro.

Então essa a solução para ser atendido rápido sempre? Não necessariamente. Algumas centrais de atendimento contam com outro aplicativo, batizado de Nemesys RA-5. Ele é uma espécie de detector de mentiras, capaz de medir até 8 mil características da voz e apontar se o interlocutor está falando a verdade ou não. Topa desafiá-lo?

Agora é lei: você pode bloquear seu número

Para evitar que você caia em listas indesejadas, o Procon implantou uma medida que permite que o consumidor bloqueie o seu número de telefone para receber ligações dessa natureza. Para isso, basta que você acesse o site da instituição de defesa do consumidor em sua cidade e cadastre a sua linha telefônica.

Feito isso, caso você receba uma ligação indesejada, basta anotar o nome da empresa e o horário da ligação e, em seguida, entrar em contato com o Procon para que a companhia de telemarketing em questão receba uma multa por desrespeitar a norma. A implantação da medida reduziu significativamente o número de reclamações contra ligações indesejadas.

Métodos alternativos nada convencionais

Se você não está disposto a testar a parte tecnológica do sistema de telemarketing, é possível recorrer a algumas alternativas pouco convencionais para despachar os atendentes inoportunos o mais breve possível. Você já testou algumas delas?

Falar outro idioma

Você fala inglês, espanhol ou outro idioma? Experimente atender as ligações e responder a todas as perguntas em outra língua. Obviamente, é possível que um dos atendentes seja fluente no mesmo idioma que o seu, mas as chances que você tem de que ele opte por desligar o telefone por não conseguir falar com você são grandes.

Música, maestro

Quantas vezes você ligou para algum serviço e precisou esperar por longos minutos para ser atendido, ouvindo aquela musiquinha irritante? Esta é a sua chance de se vingar, dando o troco na mesma moeda. Ao receber uma ligação, coloque o seu telefone ao lado do aparelho de som ligado, com a sua música preferida tocando. De tempos em tempos, volte e diga “Só um minuto, por favor, não desligue, sua ligação é muito importante para mim”.

Oi? O quê?

Não há nada mais irritante quando estamos falando ao telefone do que não conseguir ouvir o que quem está do outro lado da linha está dizendo. Esse recurso simples poderá ser utilizado por você, a cada nova pergunta do atendente. Depois de alguns minutos de irritação, tenha certeza de que quem está ligando vai desistir. Porém, há o risco de você receber outra ligação logo em seguida.

Ser sincero e desligar

Brincadeiras à parte, o trabalho dos operadores de telemarketing é tão importante como qualquer outro. Por isso, se você não está a fim de conversar ou comprar nada, seja sincero de imediato e diga que não pode ou não quer atender a ligação. Na insistência, avise novamente que não está interessado e desligue. Dessa forma, nem você nem o outro profissional perdem tempo em uma ligação que não trará benefícios para nenhuma das partes.

Por Wikerson Landim, Fonte TecMundo

Comentários em: "Truques para burlar centrais de atendimento e telemarketing" (26)

  1. Generally I wouldn’t post upon sites, however i would want to claim that this kind of post really pressured me to accomplish this. Really nice post!

  2. Hello — I have to admit, I’m pleased together with your site. I had little difficulty navigating by means of every one of the tab and information had been quite simple gain access to. I discovered a few things i wanted immediately in any way. Pretty great. Would enjoy it in case you include discussion boards or something like that, it will be an ideal path for your clients to have interaction. Best wishes!

  3. Hi : I have to admit, I’m amazed with your site. I’d no trouble moving through all the tab and information was quite simple to reach. I came across what I desired right away whatsoever. Quite amazing. Might have fun here in the event you include community forums or something that is, it could be a perfect way for your clients to have interaction. Congratulations are in order!

  4. Hello there — I have to admit, I’m pleased with the web site. I did little difficulty directing via all the tabs and information has been a breeze to reach. I ran across things i desired quickly in any respect. Quite great. Would regards if you include community forums or something that is, it might be an ideal method for your visitors to activate. Best wishes!

  5. Your site continues to be talked about during my forum as being a advised studying. I’m pleased My partner and i went by to find out this.

  6. This particular post had been really properly written, and it likewise includes many useful information. We appreciated your expert way of writing this kind of publish. You have made that super easy for me to realize.

  7. You actually make it seem really easy with your presentation but I find this topic to be really one thing

  8. Appreciate investing in this probability to talk about this particular, I am strongly about this particular and that i appreciate understading about this kind of matter. If possible, as you acquire facts, make sure you enhance this blog together with brand new details. My partner and i have discovered that very helpful.

  9. Hi – I must say, I’m pleased together with your site. I did little difficulty navigating through all of the navigation bars and knowledge had been super easy to access. I ran across what I wanted quickly at all. Quite awesome. Would enjoy it when you increase discussion boards or something like that, it could be the perfect path for your customers to activate. Congratulations are in order!

  10. Appreciate using this possiblity to speak about this kind of, I believe strongly about this and i also appreciate researching this particular subject. When possible, as you obtain information, please enhance this blog along with fresh info. I are finding that very beneficial.

  11. We really like your weblog.. really good tones & concept. Did you create this website yourself? Plz reply again

  12. I simply want to say I am just all new to blogging and site-building and actually loved you’re blog. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly come with impressive posts. Thanks a lot for sharing your website.

  13. I just want to tell you that I am newbie to blogging and honestly savored your web site. More than likely I’m want to bookmark your blog post . You certainly have incredible stories. Many thanks for revealing your blog site.

  14. Nice post. I study one thing more challenging on totally different blogs everyday. It’s going to at all times be stimulating to read content from other writers and follow slightly something from their store. I’d choose to make use of some with the content material on my blog whether or not you don’t mind. Natually I’ll give you a link in your web blog. Thanks for sharing.

  15. The subsequent time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as a lot as this one. I imply, I do know it was my option to learn, but I truly thought youd have something attention-grabbing to say. All I hear is a bunch of whining about something that you may fix should you werent too busy searching for attention.

  16. Definitely, what a fantastic website and illuminating posts, I will bookmark your website.Best Regards!

  17. Spot on with this write-up, I truly suppose this website needs far more consideration. I’ll in all probability be again to learn rather more, thanks for that info.

  18. It’s arduous to search out knowledgeable people on this subject, but you sound like you realize what you’re talking about! Thanks

  19. Great work! This is the type of info that should be shared around the net. Shame on Google for not positioning this post higher! Come on over and visit my website . Thanks =)

  20. Your page is fantastic! You guaranteed do know how to keep your audience entertained. Im so glad that I took time to check out this web site, mainly because let me let you know. Thanks.

  21. Sweet post much thanks for it

  22. Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this before. So nice to search out somebody with some original thoughts on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is something that’s wanted on the web, someone with a little bit originality. useful job for bringing something new to the web!

  23. I want to get across my respect for your generosity supporting all those that really want assistance with this important subject. Your special dedication to passing the message all over appeared to be extremely insightful and have usually encouraged employees like me to reach their goals. Your entire interesting useful information can mean much a person like me and even more to my colleagues. Best wishes; from everyone of us.

  24. Very nice post and straight to the point. I don’t know if this is really the best place to ask but do you guys have any ideea where to employ some professional writers? Thx🙂

  25. I truly enjoy examining on this website , it has wonderful content .

  26. I’m not sure where you’re getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for excellent information I was looking for this information for my mission.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: