"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Análises feitas pela Vigilância da Saúde do Rio Grande do Sul em produtos do primeiro lote de Toddynho com registros de problemas apontaram um pH de 13,3, índice que se aproxima ao de materiais como água sanitária e soda cáustica. A escala vai de 0 a 14, sendo os valores mais altos os considerados alcalinos.

Ontem, mais lotes do achocolatado foram apontados como causa de queimaduras por consumidores do Rio Grande do Sul, de acordo com a Vigilância do Estado.

O órgão recebeu mais sete notificações de pessoas que passaram mal ao beber o produto. No total, já foram registradas 29 queixas de queimaduras desde a semana passada, todas no Estado.  

A PepsiCo, no entanto, reafirma que apenas um lote (L4 32), com 80 produtos no total, tem problemas –são os consumidores que afirmaram haver problemas em outros lotes do produto.  

Todos os consumidores passam bem. Eles relatam que sofreram irritação e lesões na mucosa da boca. O produto, vendido em caixinhas de 200 ml, teve a comercialização suspensa em todo o Estado. Crianças são maioria entre as pessoas que tiveram reações, de acordo com a Vigilância da Saúde.  

Só na cidade de Porto Alegre, foram registrados nove casos de pessoas que passaram mal. Há notificações em 12 cidades de várias regiões do Estado –até em municípios a mais de 300 km de Porto Alegre, como Erechim. Com as reclamações sobre outros lotes, novas amostras do achocolatado estão sendo recolhidas e encaminhadas para análise em um laboratório do governo do Estado.  

Na semana passada, a Vigilância gaúcha contatou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para os consumidores do Rio Grande do Sul, o órgão do Estado recomendou guardar unidades fechadas do achocolatado até que haja novas orientações.  

Orientou ainda que se procure um médico imediatamente em caso de reações ao alimento e que o consumidor entre em contato com órgãos de vigilância sanitária.  

De acordo com o Procon de Porto Alegre, quem sofreu queimaduras ao ingerir o produto deve pedir indenização na Justiça.  

REINCIDENTE  

Não é a primeira vez que ocorrem problemas na fabricação do Toddynho. Em 2007, quatro produtos da marca foram recolhidos em todo o país devido a uma “alteração de sabor” causada por um nível de cálcio acima do normal.

SAÚDE  

Além de irritação na boca, a ingestão de um líquido com pH 13,3 pode causar lesões no esôfago e no estômago, segundo o professor de clínica médica da Unifesp Paulo Olzon. O médico pondera, no entanto, que a quantidade de Toddynho adulterado ingerida deve ter sido pequena em todos casos. Assim, a irritação sentida, de acordo com ele, deve ser leve e passageira.  

“Como a pessoa tende a parar de tomar ao sentir o gosto ruim, o volume ingerido não causa risco de morte, porque o pH ácido do estômago irá neutralizar [a alcalinidade]”, diz o médico.

OUTRO LADO 

A PepsiCo, responsável pela marca Toddynho, afirma que apenas um lote (de número L4 32), enviado ao Rio Grande do Sul, está com problemas de fabricação. Questionada sobre o surgimento de novos casos de ferimentos no Estado, conforme nota da Secretaria da Saúde, a empresa reafirmou que só 80 unidades do achocolatado estavam com alterações. A PepsiCo não informou se fez inspeções em sua fábrica para evitar novos problemas no produto. Em comunicado divulgado na sexta, a empresa dizia que possui “rigoroso controle de qualidade”.

Fontes: Agência de Notícias Jornal Floripa, Folha.com, iBahia, Globo.com.

 

Comentários em: "Toddynho tinha pH parecido com o de soda cáustica, afirma laudo" (12)

  1. Toddynho saiu de fábrica na Grande São Paulo com detergente

    Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado.

    “A máquina produziu um pequeno lote que não tinha Toddynho. Era uma solução que nós usamos para lavar a máquina: água e uma concentração de detergentes de 2%”, diz Vladmir Maganhoto, diretor da unidade de negócios Toddynho da PepsiCo.

    “Pode conter soda cáustica”, completou ele. Até agora, mais de 20 pessoas ingeriram o líquido em caixinhas de Toddynho em 11 cidades do Rio Grande Sul.

    Maganhoto só deu entrevista após saber que a Folha ouviu de um funcionário da fábrica que um dispositivo defeituoso provocou o erro. Antes disso, a PepsiCo só emitia notas para a imprensa.

    Sobre o problema, o diretor informou apenas que “houve uma falha no processo produtivo como um todo” e que a empresa está levantando evidências para que o problema não se repita.

    Na linha de montagem da fábrica –que funciona 24 horas e produz 1,1 milhão de unidades de Toddynho por dia–, o achocolatado já pronto é levado dos tanques, por tubulações, até nove máquinas que envasam o produto.

    Um dispositivo detecta quando o tanque está vazio e interrompe o processo. Isso permite a lavagem automática do tanque sem que os produtos de limpeza sejam envasados. O funcionário ouvido pela Folha disse que a falha ocorreu nesta etapa.

    Maganhoto confirma que houve um problema no dia 23 de agosto, mas não precisou o tipo de anormalidade.

    06 de Outubro de 2011
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/986452-toddynho-saiu-de-fabrica-na-grande-sao-paulo-com-detergente.shtml

  2. Pepsico pode ser multada em R$ 175 mil por Toddynho contaminado

    Até o momento, a Pepsico informa não ter sido notificada da multa; a empresa ainda pode recorrer.

    Brasília – A Vigilância Sanitária de São Paulo autuou hoje (7) a fábrica da Pepsico de Guarulhos (SP) por comercializar produtos sem qualidade e segurança. Caso haja multa, a empresa que fabrica a bebida achocolatada Toddynho deverá pagar R$ 175 mil, o que equivale a 10 mil unidades fiscais do produto. Até o momento, a Pepsico informa não ter sido notificada da multa. A empresa ainda pode recorrer.
    Após ser constatada a contaminação do lote L4 32 do Toddynho por detergente, a empresa foi multada por fabricar, embalar, armazenar, expedir, transportar e colocar à venda produtos sem qualidade e segurança, expondo à risco a saúde dos consumidores, segundo a Vigilância Sanitária.

    Depois da inspeção da fábrica, a Vigilância Sanitária relatou que a falha foi pontual e ocorreu em um equipamento de esterilização da fábrica. Em relatório, o órgão informou que a empresa demonstrou, por meio de documentos, que possui sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído equivocadamente.

    Segundo a Pepsico Ltda, o lote L4 32, fabricado no dia 23 de agosto e com validade até 19 de fevereiro de 2012, foi distribuído no Rio Grande do Sul. Acredita-se que tenham ido para o mercado 80 unidades do produto. A empresa também informou que vai efetuar a troca do produto por um similar ou devolver o dinheiro de quem tiver comprado o Toddynho do lote contaminado.

    Pelo menos 32 pessoas passaram mal após ingerir o produto em 12 cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, só na capital, Porto Alegre, foram confirmados 13 casos de intoxicação por ingestão da bebida de leite com chocolate.

  3. Governo do RS volta a liberar venda de Toddynho

    A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul autorizou nesta terça-feira a volta da comercialização do achocolatado Toddynho no Estado. A venda da bebida estava suspensa havia duas semanas, depois que 39 pessoas relataram que passaram mal ao ingerir o produto.

    A Vigilância da Saúde estadual, no entanto, manteve a interdição do Toddynho com numeração de L4 32 05:30 a L4 32 6:30 e data de validade de 19 de fevereiro de 2012.

    O órgão reafirmou que as unidades do produto com essa numeração devem ser apreendidas pelas Vigilâncias Sanitárias caso ainda sejam encontradas no comércio.

    Também justificou a liberação argumentando que as análises dos demais lotes do achocolatado, feitas pelo Laboratório Central do Estado, mostraram qualidade satisfatória.

    Os consumidores que passaram mal relataram que sofreram lesões na boca, ardência e irritação. Alguns deles falaram que o líquido nas caixinhas parecia água sanitária.

    A PepsiCo, responsável pela fabricação do Toddynho, disse que houve uma falha de uma máquina na linha de produção em Guarulhos (SP). Segundo a empresa, 80 unidades foram envasadas com uma mistura de água e detergente. Falou ainda que se colocou à disposição dos consumidores afetados.

    O Ministério Público gaúcho decidiu investigar o caso.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/989327-governo-do-rs-volta-a-liberar-venda-de-toddynho.shtml

  4. In case you can information myself together with any kind of tips on how you made this site website appear this kind of good, I would personally be thankful.

  5. Hi — I have to admit, I’m impressed along with your website. I had created little difficulty navigating through all of the navigation bars and knowledge was easy to reach. I stumbled upon a few things i needed immediately in any respect. Fairly amazing. Might appreciate it in case you increase discussion boards as well, it might be a perfect means for your clients to have interaction. Best wishes!

  6. This is a excellent web site. Good refined graphical user interface and intensely educational articles. I am coming back in the tad, just fantastic weblog.

  7. Hello there — I must say, I’m amazed using your website. I’d little difficulty navigating via all of the tab and information was a breeze to access. I stumbled upon what I needed quickly in any way. Fairly amazing. Would certainly be thankful in the event you include community forums or something, it will be the perfect method for your visitors to interact. Good job!

  8. Do not transmit the sureness your mortal to others in the treatment of tumors

  9. If you could information me personally together with any hints on how you have made this site site seem this good, I’d be thankful.

  10. I really much like your weblog.. really good tones & theme. Have you create this site your self? Plz respond again

  11. I just want to say I am just very new to blogging and site-building and definitely liked your web blog. Most likely I’m going to bookmark your website . You absolutely have excellent article content. Thank you for sharing with us your blog site.

  12. I’m having a little problem I cant seem to be able to subscribe your rss feed, I’m using google reader fyi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: