"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

 

ist2_6018337-gym-exercises-silhouettes O grande trunfo para ter um corpo saudável é adotar uma alimentação equilibrada, que inclua todos os grupos alimentares: os energéticos (massas e pães), ricos em carboidratos, combustíveis da atividade física; os reguladores (frutas e legumes), que contém fibras, vitaminas e minerais, fundamentais para as funções metabólicas; e os construtores (carnes e laticínios), que fornecem proteínas, responsáveis pela formação e renovação da pele, da musculatura e dos ossos. Entretanto, por mais que capriche na dieta, ela pode não dar conta do recado se você malha pesado ou pratica esportes de alta intensidade. Aí entram os suplementos nutricionais, produtos que dão aquele algo a mais para você ganhar velocidade em campo, exibir um peitoral poderoso ou correr muitos quilômetros sem se cansar.

Daí começa as dúvidas.

Qual escolher?

Onde comprar?

Quando tomar?

Mesmo ao optar por um produto de qualidade e procedência reconhecidas, siga a orientação de uso sugerida pelo fabricante. “A sobrecarga de nutrientes pode provocar problemas renais e lesões no fígado”, avisa Renata. Por fim, não confunda suplementos nutricionais com esteróides anabolizantes, drogas ilegais conhecidas como “bombas” e comercializadas por baixo do pano. Elas são do mal: seu uso continuado causa disfunções sexuais, calvície e até câncer.

suplementos nutricionais

AFINAL, O QUE SÃO?

“Os suplementos fornecem ao organismo substâncias que, nas refeições, não são ingeridas em quantidade suficiente a ponto de promover ganhos significativos de energia ou massa muscular”, explica o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do São Paulo Futebol Clube. Apenas algumas cápsulas ou colheres desses produtos são suficientes para fornecer ao seu corpo, por exemplo, uma quantidade de proteína que você só conseguiria se comesse quilos de picanha ou peito de peru todos os dias.

QUAL O MAIS APROPRIADO?

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber quais os suplementos que melhor se adequam à meta que quer atingir, levando em conta fatores como dieta e tipo de atividade física. Para quem gasta muita energia, como corredores e triatletas, são indicados produtos hipercalóricos, enquanto adeptos da musculação precisam de ênfase em proteínas. “O ideal é consultar um especialista em nutrição ou medicina do esporte. Ele pode criar um plano individual que leve em conta o objetivo do atleta”, aconselha o nutrólogo Carlos Alberto Werutski, de Porto Alegre, coordenador do Departamento de Atividade Física da Associação Brasileira de Nutrologia.

dúvidas

COMO ESCOLHER O IDEAL?

Como nem sempre dá para contar com a assessoria de um profissional de nutrição, você acaba tendo que escolher sozinho. Daí vai a uma loja especializada e fica perdido no meio de prateleiras lotadas de produtos, nacionais e importados. Sem falar na absurda variação dos preços.
Procure uma loja idônea.

Depois conte com a experiência do vendedor: teste o conhecimento dele, pergunte, especule, compare marcas e avalie a relação custo/benefício de cada produto.
Não parta do princípio de que todo suplemento importado é melhor.

“Os produtos nacionais alcançaram excelente padrão de qualidade. Boa parte das matérias-primas utilizadas aqui são importadas”, diz a nutricionista Débora Mocelin, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento do Núcleo de Suplementos Esportivos da Nutrilatina, de Curitiba.
Procure na embalagem a sigla MS seguida de um número que corresponde ao registro do produto no Ministério da Saúde.

“A inscrição garante que a fórmula foi inspecionada pelo órgão e contém exatamente os componentes descritos no rótulo”, avisa a médica Renata Castro, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

SIGA O MANUAL

Para tirar suas dúvidas, elaboramos um guia com as substâncias-chave dos suplementos mais populares. Alguns produtos exibem no rótulo explicitamente o nome do nutriente (BCAA, whey protein, CLA); outros adotam nomes fantasia – por isso, atenção à fórmula. Para elaborar a lista, contamos com a força de Daniela Hueb, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia; Nailza Maestá, nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição, da Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu (SP); Davi Costa dos Reis, da loja de suplementos Xtreme Nutrition, em São Paulo; e da nutricionista Débora Mocelin, de Curitiba. Conheça as propriedades de cada suplemento e faça a escolha certa.

MELHORE SUA PERFORMANCE E AUMENTE AS RESERVAS DE ENERGIA

pesos_me

Aposte nos carboidratos. Eles são os combustíveis que você precisa ao praticar exercícios intensos ou prolongados (como corrida e futebol). Além de energéticos, eles evitam que o corpo consuma a proteína muscular antes da gordura. Traduzindo, preservam os ombros e os tríceps que você acabou de malhar.

Maltodextrina
O que é:
carboidrato vindo do amido de milho.
Como é encontrado: pó.
Como age no corpo: a substância repõe a energia gasta durante a atividade física, melhorando o desempenho e retardando a fadiga, por meio da liberação gradual de glicose para o sangue. Como a Maltodextrina é facilmente assimilada pelo organismo e metabolizada de maneira lenta e constante, seu consumo proporciona um gás extra para a prática de esportes como futebol, vôlei, basquete e corrida.
Dose recomendada: duas colheres de sopa diluídas em um copo (300 ml) de água, três vezes ao dia.
Quando tomar: antes, durante e após o esforço físico.

Ribose
O que é:
carboidrato existente nas células, em sua forma natural.
Como é encontrado: cápsulas e pó.
Como age no corpo: aumenta o pique e acelera a recuperação muscular pós-treino, ao estimular a reposição da molécula mais importante relacionada à produção de energia, a adenosina trifosfato (ATP), usada em todos os processos metabólicos do corpo. A ribose fornece combustível para que os músculos trabalhem em seu nível máximo, especialmente durante exercícios que exigem arrancadas e explosões de força, como luta futebol, basquete e corrida. A substância também retarda a fadiga e ajuda os músculos a se recuperar em menos tempo.
Dose recomendada: de 2 a 5 gramas ao dia.
Quando tomar: antes da atividade física.

Energético em gel
O que é:
mix de carboidratos, como latodextrina, frutose e glicose, isentos de gorduras.
Como é encontrado: sachês de diversos sabores.
Como age no corpo: de rápida digestão e assimilação, esse suplemento fornece energia rápida e também repõe sais minerais que
o corpo perde junto com o suor, como sódio, potássio e selênio, proporcionando ação antioxidante. A embalagem prática favorece seu consumo ao longo de treinos e competições.
Dose recomendada: depende da duração e da intensidade do esforço.
Quando tomar: um sachê antes do exercício e um a cada 30 minutos.

Hipercalórico ou massa anticatabólica
O que é: suplemento com alta concentração de carboidratos e proteínas e baixo índice de gorduras, acrescido de vitaminas e sais minerais.
Como é encontrado: pó.
Como age no corpo: é indicado principalmente para quem quer manter massa corporal magra ou pratica esportes de alta intensidade, como maratonistas e triatletas. Os carboidratos fornecem energia para ser queimada durante o exercício, e as proteínas (whey protein, albumina e soy protein, entre outras) evitam o que o corpo “queime” os músculos após o treino (catabolismo).
Dose recomendada: de duas a quatro medidas cheias do produto em um copo de leite integral (300 ml). A quantidade de porções diárias depende do treino e do objetivo.
Quando tomar: logo depois da atividade física ou para enriquecer a dieta diária.

untitled

QUEIME GORDURA E PERCA PESO

Conhecidos como fat burners, estes suplementos aumentam a termogênese, o consumo de calorias pelo organismo, e usam as reservas de gordura localizada como fonte de energia.

CLA
O que é: sigla do ácido linoléico conjugado, encontrado em laticínios, carnes e óleos vegetais.
Como é encontrado: líquido e cápsulas.
Como age no corpo: estudos mostram que o ácido graxo CLA acelera o metabolismo e desempenha importante papel no bloqueio da lipogênese, processo de síntese e armazenamento de gordura. Assim, a substância obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como combustível para a atividade física, tanto em exercício anaeróbicos, como a musculação, quanto em aeróbicos, a exemplo da natação, da corrida e do ciclismo, entre outros.
Dose recomendada: de 4 a 6 cápsulas (3 200 mg) por dia.
Quando tomar: nas principais refeições.

musculacao-esporte-210108

CONSTRUA MÚSCULOS E GANHE FORÇA

Proteínas e aminoácidos são os tijolos que seu corpo precisa para definir o abdome e fazer crescer os bíceps e o peitoral.

Whey Protein
O que é: proteína extraída do soro do leite.
Como é encontrada: pó em diversos sabores.
Como age no corpo: campeão de vendas nas lojas é o suplemento ideal para quem malha pesado, pois a proteína alimenta os músculos e evita o catabolismo – quando o corpo queima massa ao repor a energia gasta no treino.
Dose recomendada: duas medidas em um copo de água (200 ml), duas vezes ao dia.
Quando tomar: ao acordar (ou antes, de dormir) e logo após a sessão de musculação.

Soy Protein
O que é: proteína isolada de soja.
Como é encontrada: pó.
Como age no corpo: proporciona os mesmos benefícios do whey protein: estimula o crescimento e a recuperação dos músculos após o treino. A proteína da soja é rica em isoflavona, que previne osteoporose e câncer de próstata.
Dose recomendada: três medidas de 60 gramas, dissolvidas no leite três vezes ao dia.
Quando tomar: de preferência no café-da-manhã, antes e depois da atividade física.

Albumina
O que é: proteína da clara do ovo.
Como é encontrada: pó e tabletes.
Como age no corpo: como a whey e a soy protein, é uma proteína de alto valor nutritivo, que fornece nutrientes essenciais para o ganho muscular e a recuperação pós-treino.
Dose recomendada: 20 gramas três vezes ao dia.
Quando tomar: antes de malhar, no final do treino e antes de dormir.

Barras de proteínas
O que são: alimento enriquecido com proteínas animais e vegetais, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis.
Como são encontradas: barras de 50 gramas, em média, em diversos sabores.
Como agem no corpo: ricas em whey e soy protein e BCAA contribuem para o crescimento dos músculos. Evitam a fadiga pós-treino e a perda de massa provocada pelo catabolismo (processo em que o organismo queima energia dos músculos em vez da gordura).
Dose recomendada: duas barras por dia.
Quando comer: antes ou depois da atividade física ou como lanche, entre as principais refeições.

Óxido nítrico (NO2)
O que é: gás natural composto de moléculas de nitrogênio e oxigênio.
Como é encontrado: tabletes e cápsulas.
Como age no corpo: tem efeito hemodilatador (aumenta o calibre dos vasos sangüíneos), favorecendo o fluxo do sangue e o aporte de oxigênio e nutrientes para os músculos. Esse efeito, conhecido como “bombeamento”, favorece o ganho muscular.
Dose recomendada: oito cápsulas por dia.
Quando tomar: de 30 a 40 minutos antes do exercício físico.

BCAA
O que é:
abreviatura de branch chain amino acids (aminoácidos de cadeia ramificada), é a combinação de três aminoácidos, leucina, valina e isoleucina.
Como é encontrado: pó, tabletes e cápsulas.
Como age no corpo: estimula o crescimento muscular, contribui para o aumento de força e evita o catabolismo (quando seu corpo faminto rouba nutrientes dos músculos depois do treino).
Dose recomendada: duas cápsulas, duas vezes ao dia.
Quando tomar: 30 minutos antes e imediatamente após o exercício.

Glutamina
O que é: aminoácido encontrado em fontes de proteínas, como carne, leite e soja.
Como é encontrado: pó.
Como age no corpo: promove aumento muscular e nutre as células imunológicas, estimulando a produção de anticorpos. Por minimizar a fadiga resultante da síndrome de overtraining (OTS) é indicada para quem treina pesado.
Dose recomendada: 5 gramas duas vezes ao dia.
Quando tomar: após a atividade física e ao deitar.

Aminoácidos líquidos
O que são: nutrientes obtidos pela quebra da molécula de proteína em pequenas partículas.
Como são encontrados: líquido.
Como agem no corpo: por meio do processo químico chamado hidrólise enzimática, a proteína é fragmentada em “pedaços” microscópicos, mais facilmente digeridos pelo organismo, favorecendo o crescimento e a recuperação muscular depois da malhação.
Dose recomendada: quatro colheres de sopa, de uma a quatro vezes ao dia.
Quando tomar: antes e após os exercícios.

untitled1

TENHA MAIS VIGOR E DISPOSIÇÃO E COMBATA O ESTRESSE

Vitaminas e minerais são nutrientes fundamentais para todas as funções vitais, mas o corpo não produz a maior parte deles. Quem pratica esportes tem ainda mais necessidade de complementar a dieta com suplementos. Quando você treina pesado, eles fazem a diferença no dia seguinte.

Polivitamínicos e poliminerais

O que são: fórmulas que contêm as principais vitaminas e minerais.
Como são encontrados: cápsulas.
Como agem no corpo: aceleram o metabolismo, aumentam a energia e combatem a fadiga, fornecendo ao corpo nutrientes que podem faltar na alimentação, como vitaminas A, C, D e E e minerais como cálcio, zinco e selênio. Têm também efeito antioxidante, inibindo a ação dos radicais livres, moléculas presentes no ar que lesionam os tecidos e são responsáveis pelas dores pós-treino.
Dose recomendada: em geral, duas cápsulas por dia ou segundo a orientação do fabricante.
Quando tomar: após as refeições.

Ginseng
O que é: extrato concentrado da planta Panax Ginseng, com propriedades revigorantes conhecidas pela tradicional medicina chinesa há milhares de anos.
Como é encontrado: em cápsulas e na fórmula dos suplementos polivitamínicos.
Como age no corpo: além do efeito revigorante e antiestresse, o Ginseng melhora a oxigenação celular e retarda a fadiga.
Dose recomendada: 1,2 grama (de duas a quatro cápsulas) por dia.

Quando tomar: nas principais refeições.

step

Adriana Toledo e Wilson Weigl

Comentários em: "Os produtos que você precisa para ganhar músculos e energia" (28)

  1. This particular submit has been extremely properly composed, and in addition it includes many helpful information. We enjoyed your own specialist way of writing this particular post. You earn this easy will realize.

  2. Great submit ! Thanks for, posting in my webpage guy! I am going to message an individual a while. Some realise in which.

  3. Awesome post ! Thanks for, posting on my own weblog gentleman! I will message an individual a little while. Some realise which.

  4. This is the excellent web page. Good finished interface and incredibly educational content articles. I’ll be coming back in a very little bit, just excellent weblog.

  5. Your internet site is talked about during my forum like a suggested reading through. I’m pleased My partner and i went by to determine that.

  6. Should you might message me personally together with any kind of tips how you’ve made this website site look this good, I would have fun here.

  7. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have truly enjoyed surfing around your weblog posts. After all I’ll be subscribing for your feed and I’m hoping you write again soon!

  8. This is a fantastic internet site. Good refined graphical user interface and very useful content articles. I’ll be returning in a little bit, basically excellent weblog.

  9. Your website may be mentioned around my community forum being a recommended reading through. I’m pleased I went by to discover this.

  10. Hi : I have to admit, I’m pleased along with your web site. I’d no trouble navigating via every one of the navigation bars and knowledge had been quite simple gain access to. I stumbled upon some tips i needed right away at all. Pretty great. Would have fun here if you include discussion boards or something that is, it would be a great way for your visitors to have interaction. Great job!

  11. This kind of publish had been extremely nicely created, and it likewise consists of numerous helpful information. We enjoyed your own expert way with words this kind of publish. You have made that super easy for me to realize.

  12. I simply want to tell you that I am just newbie to blogs and actually liked you’re blog. Likely I’m want to bookmark your website . You actually have really good articles. Thanks for revealing your web page.

  13. I just want to tell you that I am just very new to blogging and site-building and seriously loved your page. More than likely I’m want to bookmark your blog post . You really come with very good articles and reviews. Thanks a lot for sharing with us your website.

  14. There are actually a number of particulars like that to take into consideration. That is a great point to convey up. I offer the thoughts above as general inspiration but clearly there are questions just like the one you convey up the place a very powerful factor can be working in sincere good faith. I don?t know if best practices have emerged round issues like that, but I’m positive that your job is clearly identified as a fair game. Each boys and girls really feel the influence of just a moment’s pleasure, for the rest of their lives.

  15. After examine a couple of of the blog posts on your web site now, and I actually like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark website listing and will likely be checking back soon. Pls check out my web site as effectively and let me know what you think.

  16. I’m extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days…

  17. There’s noticeably a bundle to find out about this. I assume you made certain good factors in features also.

  18. Very efficiently written story. It will be beneficial to anyone who utilizes it, as well as yours truly🙂. Keep up the good work – looking forward to more posts.

  19. some truly good subject material on this web site , thankyou for contribution.

  20. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to more added agreeable from you! Sorry if my english is not too ok as i am portogese and i am still learning.

  21. Excellent blog here! Also your website loads up very fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host? I wish my site loaded up as fast as yours lol

  22. You completed a number of nice points there. I did a search on the topic and found the majority of folks will agree with your blog.

  23. I really like your writing style, great info, thank you for putting up😀. “I hate mankind, for I think myself one of the best of them, and I know how bad I am.” by Joseph Baretti.

  24. I like this blog very much, Its a really nice billet to read and obtain info .

  25. I love your writing style genuinely enjoying this web site. “Great services are not canceled by one act or by one single error.” by Benjamin Disraeli.

  26. of course like your web site however you need to check the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to inform the truth on the other hand I will definitely come again again.

  27. Olá,

    Gostei muito de seu post. Parabéns!!!

    Deseja Ter Músculos de Forma Rápida e Saudável?

    Conheça Este Sensacional Método Simples Prático e Obtenha Resultados Incríveis!!!
    http://www.comoganharmusculos.vai.la

    ENTRE EM NOSSO SITE E CONHEÇA OS DETALHES…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: