"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

O Rebelde

estou sozinha
 

O Rebelde não tem caminho algum para seguir; aqueles que seguem algum caminho não são rebeldes. O próprio espírito de rebeldia não necessita de qualquer orientação. Ele é uma luz em si mesmo.

As pessoas que não podem se rebelar pedem por orientação, querem ser seguidoras. A psicologia delas é a de que ser um seguidor as alivia de todas as responsabilidades; o guia, o mestre, o líder, os messias se tornam responsáveis por tudo. Tudo o que se requer do seguidor é apenas que tenha fé. E apenas ter fé é outro nome para a escravidão espiritual.

O rebelde está em um estado de tremendo amor pela liberdade – liberdade total, nada menos do que isso. Daí ele não ter salvador, mensageiro, messias ou guia algum; ele simplesmente vive de acordo com sua própria natureza. Ele não segue ninguém, não imita ninguém. Certamente ele escolheu o modo de vida mais perigoso, cheio de responsabilidades, mas de uma alegria e liberdade tremendas.

Ele muitas vezes falha comete erros, mas nunca se arrepende de nada, porque aprendeu um profundo segredo da vida: ao cometer erros você se torna sábio.

Não existe outra maneira de se tornar sábio.

Ao extraviar-se, você conhece mais claramente o que está certo e o que está errado, porque tudo aquilo que lhe dá miséria, sofrimento, que torna sua vida uma escuridão sem fim, sem amanhecer. Isso significa que você se extraviou. Perceba-o e volte novamente para o estado de ser onde você está em paz, silencioso, sereno, uma fonte de felicidade, e estará novamente no caminho certo. Não existe outro critério além desse.

Estar em estado de graça é estar certo.
Estar infeliz é estar errado.

A peregrinação do rebelde está repleta de surpresas. Ele não tem mapa, nem guia, assim, a cada momento ele está entrando em um novo espaço, em uma nova experiência – em direção à sua própria experiência, à sua própria verdade, ao seu próprio êxtase, ao seu próprio amor.

Aqueles que são seguidores nunca conhecem a beleza de experienciar coisas novas. Eles sempre têm usado conhecimento de segunda mão, e fingido serem sábios. As pessoas são certamente muito estranhas. Elas não gostam de usar sapatos de segunda mão; nem mesmo em seus pés elas porão sapatos de segunda mão. Mas quanto lixo elas estão carregando em suas cabeças… Simplesmente sapatos de segunda mão!

Tudo o que elas sabem é emprestado, imitado, aprendido não pela experiência, mas somente pela memória. O conhecimento delas consiste em memorização.

O rebelde não tem um caminho como tal.
Ele anda, e faz o seu caminho enquanto anda.

O rebelde assemelha-se a um pássaro voando no céu; que caminho ele segue?

Não existem estradas no céu, não existem pegadas de pássaros ancestrais, de pássaros notáveis. Nenhum pássaro deixa qualquer pegada no céu; portanto o céu está sempre aberto.

Você voa e faz o seu caminho.

Encontre a direção que lhe dê alegria. Mova-se para a estrela que toque sinos em seu coração. Você deve ser o fator decisivo, ninguém mais!

É por isso que falei muitas vezes sobre o caminho do meio, quando estava contradizendo as pessoas que seguiam o extremo, porque o extremo nunca pode ser completo. Ele é somente uma polaridade. Em certos contextos eu o contradisse, dizendo que estar em uma polaridade é perder a outra polaridade, é viver somente metade da vida. Você permanecerá sempre sem alcançar algo tremendamente valioso, e você nunca saberá o que é.

Naquele contexto eu falei a respeito do caminho do meio.

O homem que percorre o caminho do meio, o centro dourado, exatamente no centro, tem ambos os extremos, como duas asas alcançando os ângulos mais distantes. Ele abrange toda a polaridade em seu ser. Ele permanece no meio, mas suas asas alcançam ambos os extremos simultaneamente. Ele vive uma vida de totalidade.

Mas em outro contexto, eu falei contra o caminho do meio, porque a vida não é tão simples de se compreender. Ela é o fenômeno mais complexo do mundo.

Ela tem que ser, porque é o mais evoluído estado de consciência de toda a existência.

A sua complexidade básica é que você nunca pode falar sobre ela em sua totalidade, você somente pode falar sobre um aspecto. E quando está falando sobre um aspecto você está automaticamente negando outros aspectos, ou pelo menos os ignorando, e a vida é uma combinação de todas as contradições.

Assim, quando você está falando sobre um aspecto, o seu aspecto contraditório que também faz parte da vida, tanto quanto o aspecto de que você está falando tem que ser rejeitado, negado.

Compreender-me significa compreender tudo em um certo contexto. Nunca tome minhas palavras fora do contexto, do contrário você ficará simplesmente desnorteado, confuso. Algumas vezes falei sobre o caminho do meio porque, como lhes disse, ele abrange a totalidade da vida, sua beleza é sua totalidade. Algumas vezes falei em favor dos extremos, porque o extremo tem sua própria beleza.

A vida do homem que anda no centro é sempre morna. Ele é muito cauteloso.
Ele dá cada passo muito calculadamente, com medo de que possa se mover para o extremo.
O homem que segue o caminho do meio não pode viver com paixão; não pode queimar sua tocha da vida em ambos os extremos, simultaneamente. Para isso, é preciso aprender a vida nos pontos extremos. O ponto extremo conhece intensidade, mas não conhece totalidade. Assim, quando eu estava falando a respeito de intensidade, enfatizei os extremos. Mas tudo isso foi dito em um certo contexto.

Eu também disse que não havia caminho. Com a idéia de caminho, sempre concebemos estradas, auto-estradas, que já existem – você precisa apenas andar nelas. É por isso que tenho negado que exista qualquer caminho.

No mundo da realidade, você tem que criar o caminho enquanto anda sobre ele.
Na medida em que você anda, você cria, passo a passo, um caminho; aliás, você está entrando em um território desconhecido, sem qualquer fronteira, trilha ou marco. O seu andar está criando o caminho, certamente, mas você não o pode seguir; você já andou sobre ele – é desta forma que ele foi criado.

E lembre-se, seu caminho não vai ser o caminho de ninguém mais, porque cada indivíduo é tão único que se ele seguir o caminho de outro, ele perde sua própria identidade, ele perde sua própria individualidade, e esta é a experiência mais bela da existência.

Perdendo a si mesmo, o que você vai ganhar? Você se tornará simplesmente um hipócrita. É por isso que todas as assim-chamadas pessoas religiosas são os maiores hipócritas do mundo.

Essas pessoas não são somente hipócritas; essas pessoas são também covardes.

Elas não estão tomando a própria vida em suas próprias mãos, não estão sendo respeitosas com a sua própria dignidade, não estão tentando descobrir:

"Quem sou eu?"

Estão simplesmente tentando imitar alguém. Elas podem se tornar bons atores, mas nunca podem se tornar elas mesmas. E a sua representação – por mais bonita que seja, por mais correta que seja sempre permanecerá algo superficial, simplesmente uma camada de poeira sobre você. Qualquer situação a pode perturbar, e a sua realidade surgirá.

Você não pode perder a sua singularidade.
Ela é seu verdadeiro ser.
E particularmente o rebelde… Sua própria base, sua própria espiritualidade, a totalidade de seu ser é uma afirmação de sua singularidade. Isso não significa que ele esteja afirmando o seu ego, porque ele também respeita a singularidade do outro.

As pessoas não são iguais, nem desiguais. Essas filosofias, são totalmente antipsicológicas, não são baseadas em verdades científicas. A própria idéia de igualdade é absolutamente sem fundamento. Como você pode conceber seres humanos únicos como sendo iguais?

Sim, a eles deveriam ser dadas iguais oportunidades – mas para quê?
Por uma razão muito estranha. A eles deveriam ser dadas iguais oportunidades para que cresçam e sejam eles mesmos. Em outras palavras, a eles deveriam ser dadas iguais oportunidades para serem desiguais, para serem únicos.
É a variedade de flores diferentes, de cores diferentes, de fragrâncias diferentes, torna o mundo rico.
Todas as religiões tentaram deixar o mundo mais e mais pobre.

É bom que as pessoas não sejam tão estúpidas, que não tenham seguido toda essa gente até o fim. Despediram-se delas e disseram: "Nós adoraremos vocês, faremos templos para vocês, mas perdoem-nos, nós não podemos ir tão longe. Isso é somente para pessoas especiais" – somente para vinte e quatro pessoas em toda a criação, dentre as quais os historiadores pensam que vinte e uma são absolutamente falsas, nunca existiram; somente três são personagens históricas. Mas naquele tempo a idéia e o número vinte e quatro certamente se tornaram muito impressivos.

O rebelde é o ser espiritual real. Ele não pertence a rebanho algum, não pertence a sistema algum, não pertence à organização alguma, não pertence à filosofia alguma. Em palavras simples e conclusivas: ele não se empresta aos outros. Escava fundo dentro de si mesmo e encontra seus próprios néctares de vida, encontra suas próprias fontes de vida.

Qual a necessidade de um caminho? Você já está aqui – você existe você é consciente. Tudo aquilo que é necessário à busca básica é dado a você pela própria existência.

Olhe para dentro de sua consciência e descubra o seu sabor.
Olhe para dentro de sua vida e descubra a sua eternidade.
Olhe para dentro de você mesmo e descobrirá que o mais puro, o mais sagrado templo é o seu próprio corpo – porque ele guarda o sagrado, o divino, tudo o que é belo, tudo o que é verdadeiro tudo o que é valioso.

Você está perguntando: "O que guia o rebelde?”
Esta é a beleza do rebelde: ele não necessita de um guia. Ele é seu próprio guia, é seu próprio caminho, é sua própria filosofia, é seu próprio futuro.

Ele é uma declaração de que "Sou tudo o que preciso e a existência é meu lar. Não sou um estranho aqui".

Osho

Comentários em: "O Rebelde" (27)

  1. Eliana disse:

    Oi!Muito interessante este texto.Acordo num domingo meio perturbada com um pensamento sobre a essencia do ser.Engraçado para alguém num domingo 7:00 da manhã.Resolvi procurar sobre padrões de vilões,vítimas e os messias dentro das famílias.Encontrei este texto.Eu era uma religiosa cristã,logo parece muito óbvio o meu papel dentro desse desenho famíliar que estou pesquisando,a gente sempre procura um semelhante.Sempre fui o papel messiânico da minha família,do meu trabalho como enfermeira,vi que a coisa não era por aí.Nessa nova vida o que mais trás problemas é ser "rebelde".Acredito que a vida seria mais suave se eu não fosse tão forjada nas expêriencias pessoais.Aos 23 anos,fiquei cansada de viver e com uma saúde de ferro,porque pratiquei as descobertas do meu interior,a real espiritualidade,coisas como você descreveu como o "certo".Sabe o que é pior?Fiquei nova e parecendo uma aposentada.Parece que chega um momento que as coisas estacionam.A gente fica insuportável de se conviver,porque não dá pra conversar com ninguém,todo mundo parece muito inexperiente e a gente é taxado de arrogante quando abre a boca.Aos 27 anos eu me tornei essa "rebelde",acredito ser a mais submissa e obediente,mas fora do contexto social.Digo hoje que sou cristã,porque não encontrei em religiões,dogmas o que estava na essencia do meu ser.Encontrei Deus na minha essencia.Nunca experimentei tamanha liberdade.Não me senti lendo a bíblia como um código penal ou uma constituição federal.Conheci um amigo experiente.Conheci alguém que quando eu estou querendo me apoiar em algo ou em alguém,Ele tira da minha frente,pra eu não fazer isso.Jesus não se encostou em ninguém e viveu a intensidade das polarizações.Era solitário embora sempre acompanhado,experimentado no sofrimento mas não era amargo,valorizava as pessoas por serem gente e não pelo que faziam.Talvez,Ele seja o mais "rebelde" que a religiosidade pode encontrar.As pessoas tem medo Dele.Tem medo de Deus,porque Ele não age dentro de padrões apesar de ter princípios.Ele não é mais um emo,um punk,um monge,um filósofo,um psicólogo.Ele é único,ninguém melhor do que Ele entende a individualidade,porque criou cada um assim.Se existe um culpado pela sua própria escravidão é o próprio homem esgoista e folgado.Mas,como está escrito com a maior perfeição de sabedoria na Bíblia é: O salário do pecado é a morte,mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna".Então o maior pecado é se prender em padrões criados pelos homens e deixar de viver a vida que Deus deu,a melhor,mais simples e mais livre.Como Deus é mau interpretado,como o homem é limitado e doentio.Deus disse: vinde a mim os doentes,vinde a mim os pequeninos.Ele quis dizer:Vem aqui que eu vou te falar a real.Acorda cabeçudo!Você tá fazendo tudo errado,se quiser contínuar tudo bem,mas pelo menos saiba que esse não é o único jeito de viver.Não tenho fórmulas,tenho uma bússula,se quiser usar está aí e se precisar de um amigo,estou aqui.Jesus veio,viveu totalmente e autenticamente a individualidade e a coletividade sadia.É tão comum alguém como Ele falar A e as pessoas entenderem B.Acho que por isso está escrito na bíblia:Quem tem ouvidos,ouça.Gente folgada,egoisa,que se acha normalmente é surda,cega e nua,mas se acha cheio de conhecimento,fé e sabedoria.Agradeço por não ser Deus e nem quero ser como Ele,porque se eu estivesse na posição Dele,teria matado todo mundo ou só teria criado plantas e animais,mas a maior e única fraqueza de Deus é nos amar.Fazer o que,né?Feliz Ano novo.!!!!

  2. Eliana disse:

    Só para deixar superclaro..amei este texto.lica.nunca.usa@hotmail.com

  3. Usually I wouldn’t post on blogs, even so want to point out that this particular post truly forced me personally to take action. Really nice publish!

  4. We appreciate you investing in this chance to focus on this kind of, I’m strongly about this and i also enjoy studying this topic. If possible, when you obtain facts, you should help to increase this blog with brand new info. We are finding this very beneficial.

  5. When you might concept me personally along with any kind of hints regarding how you have made this website site look this particular great, I might be thankful.

  6. When you could message me personally along with virtually any hints regarding how you’ve made this blog web site look this particular great, I might enjoy it.

  7. Great submit ! Many thanks, publishing in this little web site gentleman! I’ll information an individual a while. I did not appreciate which.

  8. Getting a beneficent stygian produce is concluded of the most honoured accessories in our corporeal as our astute and putting together both evasion the someone’s own packed blocking to pick proper

  9. Hello there : I have to admit, I’m impressed along with your site. I’d no trouble navigating via all the tab and information was quite simple to gain access to. I came across some tips i desired in no time in any way. Pretty amazing. Would certainly have fun here if you add forums as well, it will be a great means for customers to interact. Best wishes!

  10. Thank you for investing in this possibility to focus on this particular, I am highly about this particular and i also take pleasure in studying this kind of topic. If at all possible, when you obtain details, make sure you enhance this weblog together with fresh information. My partner and i discovered it really beneficial.

  11. Usually I wouldn’t post about weblogs, but I wish to state that this kind of publish really pressured myself to accomplish this. Great post!

  12. Appreciate taking this probability to mention this kind of, I am strongly about this kind of and I appreciate understading about this subject. Whenever possible, since you gain facts, you should enhance this website with brand new details. My partner and i are finding that very useful.

  13. Hello there, simply turned into conscious of your blog thru Google, and located that it is really educational. We?m gonna look out for the city. I’ll value should you carry on this particular later on. A lot of other people will be taken advantage of your writing. Cheers!

  14. I just want to mention I’m new to weblog and really loved this web blog. Almost certainly I’m likely to bookmark your site . You really have wonderful article content. With thanks for sharing with us your webpage.

  15. I just want to say I am beginner to blogging and truly enjoyed you’re web site. Very likely I’m planning to bookmark your site . You amazingly have amazing writings. Thank you for sharing with us your website.

  16. I simply wished to say thanks once again. I am not sure the things that I might have tried in the absence of the type of tips and hints provided by you regarding such area of interest. It was actually the fearsome case for me personally, nevertheless encountering a new professional avenue you processed the issue forced me to leap with happiness. Now i’m happier for the service and in addition sincerely hope you realize what an amazing job you were undertaking training people today by way of your site. More than likely you have never met any of us.

  17. You made several good points there. I did a search on the subject and found mainly people will agree with your blog.

  18. Hi, i think that i saw you visited my site thus i came to “return the favor”.I’m attempting to find things to improve my web site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  19. You are a very capable individual!

  20. Great info on the topic, been wanting to get one of these, but didn’t knew if it really performed well.

  21. Undeniably believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the web the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  22. Very good written story. It will be useful to anybody who utilizes it, including yours truly :). Keep doing what you are doing – looking forward to more posts.

  23. Definitely, what a splendid blog and illuminating posts, I surely will bookmark your site.All the Best!

  24. You made some decent factors there. I regarded on the internet for the difficulty and located most people will go along with together with your website.

  25. I always was concerned in this topic and still am, regards for posting.

  26. This is fantastic stuff i enjoyed reading about all this stuff. thanx

  27. I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Keep up the superb works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website :). “Blessed is he who has found his work let him ask no other blessedness.” by Thomas Carlyle.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: