"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Campanha no Brasil está alinhada com ação mundial da companhia para conscientizar a sociedade, informar as mulheres sobre seus direitos e promover a paz.

Estima-se que uma em cada três mulheres no mundo já tenha sido vítima de violência e 70% dos casos
aconteçam em ambiente familiar.

Em julho será vendida a Pulseira da Atitude, com objetivo de arrecadar fundos para uma grande doação ao Unifem, destinada a um amplo projeto de divulgação da Lei Maria da Penha.

A Avon, maior empresa de venda direta de cosméticos do mundo, lança oficialmente no Brasil a campanha Fale sem Medo – não à violência doméstica, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade do respeito à integridade física e psicológica da mulher, especialmente no ambiente familiar, para o desenvolvimento dela e de toda a sociedade.

Os esforços da iniciativa do Brasil soma-se à campanha mundial da Avon, Speak Out against Domestic Violence, que existe desde 2004 e já investiu, por meio da Avon Foundation, mais de US$ 6 milhões em ações com objetivo de reduzir os índices desse tipo de violência contra a mulher, em várias partes do mundo. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Avon, organização não governamental que, desde 2003, vem trabalhando por causas relacionadas à saúde e bem estar da mulher.

Um círculo de violência que pode acabar – A Avon acredita, com base em dados e pesquisas, que a violência doméstica é um problema humano complexo, de dimensões muito amplas, envolvendo pessoas de todas as
regiões, profissões e classes sociais. Mas ele pode ser contido por meio de mudanças comportamentais, muita informação, conscientização e aplicação de leis.

Por isso, inicialmente, a campanha terá como maior foco sensibilizar 1,2 milhão de revendedoras autônomas de produtos Avon e 6 mil funcionários da empresa no Brasil, para o conhecimento do problema e disseminação de
informações. Além disso, eles serão orientados a divulgar amplamente o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, serviço criado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que tem demonstrado ser um ótimo canal para a mulher vítima da violência saber onde buscar apoio e saídas para enfrentar o problema.

De acordo com estimativa da Anistia Internacional e Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada três mulheres já sofreu violência, que é a maior causa de morte em mulheres de 16 a 44 anos. Calcula-se que 70% dessa violência vem ocorrendo dentro do ambiente familiar. O mais grave é que cerca de 60% dessas mulheres sentem medo, constrangimento, e sofrem caladas, sem tomar qualquer tipo de atitude para sair do círculo da violência.

“Como empresa voltada para a mulher, temos consciência de como é importante trabalhar para acabar com este tipo de violência, assim como sabemos que se trata de um problema delicado, que precisa ser enfrentado por vários setores da sociedade, como uma questão de respeito aos direitos humanos”, ressalta Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil. “Com a campanha Fale sem Medo, a Avon traz a causa para um novo nível: o do debate, colocando luz num problema que é de toda a sociedade”, destaca Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. “Nossa intenção é apoiar ações que envolvam homens, mulheres e jovens nessa discussão, pois assim colaboramos para que a mudança aconteça de fato”.

A série de vídeos Fale Sem Medo – Uma das mais importantes ações da campanha será a exibição de uma série de vídeos nos Encontros de Negócios, reuniões realizadas periodicamente com revendedoras autônomas.

A série conta com cinco títulos, nos quais o problema da violência doméstica é apresentado de forma madura, consciente, demonstrando que se trata de tema complexo e delicado, não bastando apenas falar de agressor e
agredido, mas sim de mudança cultural. Demonstração de estatísticas, casos reais e depoimentos de especialistas buscam enfatizar que é possível modificar o cenário, e que isso também exige pequenas ações cotidianas, ao alcance de todos, além de programas e leis capazes de restaurar a paz entre os envolvidos.

A Pulseira da Atitude – Em julho, os catálogos da Avon trarão a Pulseira da Atitude, lançamento mundial da empresa, para arrecadar doações destinadas a projetos que possam contribuir para reduzir os índices de
violência doméstica. No Brasil, toda a arrecadação será doada ao escritório regional Brasil/Cone Sul do Unifem (Fundo de Desenvolvimento da ONU para a Mulher). A instituição é parceira mundial da Avon e, no Brasil, irá promover uma ampla divulgação da Lei Maria da Penha, para vários públicos, inclusive operadores da lei.

Uma campanha para motivar o debate
Fale sem Medo é a expressão que retrata o objetivo maior da campanha: que toda a sociedade discuta o assunto e chegue a conclusões e decisões sobre como eliminar esse problema. Além disso, é importante que as vítimas da violência doméstica percebam que está sendo aberto espaço de acolhimento para que elas falem de seu problema, busquem ajuda sem medo de sofrer humilhação ou desconsideração. Sair do silêncio é o primeiro passo para mudar a situação.

A proposta é contribuir para que seja criado um ambiente de diálogo sobre o assunto, visando à sensibilização para a rejeição integral da violência doméstica, sem qualquer tipo de concessão. A Avon acredita que essa
conscientização poderá provocar de fato mudanças no cenário atual. Hoje, a cada 15 segundos uma mulher sofre violência doméstica no país, e muitos desses casos são “admitidos” pela família, e até mesmo por autoridades –
por questões culturais.

Isso sem falar nos casos envolvendo crianças, idosos e homens. Por isso é preciso entender quais são os prejuízos da violência doméstica, não somente para quem é vítima dela, mas para toda a sociedade. Assim como é preciso mostrar às mulheres vítimas desse crime que existem canais para que busquem ajuda e solução ao problema. A começar pelos canais legais. Mas, além deles, há organizações governamentais e da sociedade civil que oferecem orientações muito valiosas.

O Instituto Avon está preparando uma cartilha sobre este tema, que será distribuída em vários locais – especialmente em centros e ongs que prestam atendimento a mulheres. Ela explicará as formas como a violência doméstica se instala e se manifesta, esclarecerá dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e irá indicar o telefone 180, serviço oferecido pelo governo federal, para dar direcionamentos às vítimas. “A Avon não oferecerá nenhum tipo de atendimento, pois não somos especialistas neste assunto e existem profissionais organizações e instituições capacitadas para apoiar a mulher na prática”, comenta Lírio Cipriani. “Vamos contribuir para esta causa informando e articulando ações colocadas em prática por estas organizações, além de disseminar informação por meio de nossa rede de revendedoras”.

A Pulseira da Atitude e a doação da Avon para a causaA Pulseira da Atitude foi criada pela Avon e lançada mundialmente, para a venda por meio das revendedoras autônomas. Ela foi apresentada pela Embaixadora Global da Avon, a atriz norte-americana Reese Witherspoon, durante a segunda edição do Global Summit for a Better Tomorrow (Encontro Anual por um Amanhã Melhor), em Nova York, no mês de março. A iniciativa trará luz ao diálogo sobre ferramentas e recursos necessários para fortalecer as mulheres do mundo inteiro.

A pulseira traz o símbolo do infinito em metal prateado. Neste caso, em particular, ele simboliza o futuro sem limitações para as mulheres. Mas essas infinitas possibilidades dependem de a mulher estar segura, autônoma, saudável, em condições de buscar seus sonhos e transformá-los em realidade. “Nossa maior causa é contribuir para que essas condições estejam presentes, e a mulher possa se desenvolver em todos os seus papéis”, diz Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil.

No Brasil, a pulseira custará R$ 5 e o todo o lucro líquido, no valor de R$ 4,05, será inteiramente revertido para o escritório regional Unifem Brasil/Cone Sul, que usará o recurso em ações voltadas para um projeto de divulgação da Lei Maria da Penha, criada em 2006 para combater a violência doméstica contra a mulher. Nem a Avon nem a revendedora terá lucro com esta venda. A empresa assumiu todos os gastos com a distribuição e divulgação da pulseira. Além disso, doará mais R$ 4,05 por pulseira vendida, até um total de R$ 500 mil.

SOBRE A AVON: Presente no mundo há 122 anos, a Avon é a líder global em venda direta e também a marca de cosméticos mais vendida em todo o mundo. Sua visão de negócios é "ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo". A empresa adotou no dia 8 de março de 2007 um novo posicionamento mundial, Viva o Amanhã , baseado na trilogia Beleza, Autonomia e Envolvimento Social, quando também lançou em 16 países o Fundo Viva o Amanhã (www.vivaoamanha.com.br), como uma primeira ação, resultado do lançamento do Índice da Autonomia da Mulher no mundo. A empresa também mantém há cinco anos, no Brasil, o Instituto Avon (www.institutoavon.org.br).

A Avon atua em mais de 100 mercados e conta com mais de 1 milhão de Revendedoras autônomas apenas no Brasil, a maior força de vendas do mundo. A Avon está presente no País há 50 anos. As Revendedoras Autônomas atuam de Norte a Sul do País, interagindo com milhões de brasileiros a cada 19 dias, levando beleza e desenvolvendo relacionamentos. A Avon Brasil possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuição nos Estados de São Paulo, Ceará e Bahia.

SOBRE O INSTITUTO AVON – Criado em 2003, o Instituto Avon é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), não-governamental, que administra e direciona recursos arrecadados pela Avon e doados ao Instituto em prol de causas voltadas para a saúde e bem-estar da mulher.

Atualmente, o trabalho do Instituto Avon se dá em três frentes: a Campanha Um Beijo pela Vida, que promove a disseminação de informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, o apoio e a capacitação a projetos com o mesmo fim; o Programa Saúde Integral da Mulher, que promove articulação entre
diversos agentes sociais para a construção de políticas públicas eficientes para a saúde da mulher e realiza oficinas de saúde pelo país; e o combate à violência doméstica.

Todo esse trabalho integra-se ao posicionamento presente na empresa desde o nascimento: a certeza de que a força da ação conjunta, em rede, é capaz de promover grandes conquistas. Não só em relação a negócios, mas a causas que possam trazer mais autonomia e fortalecimento para as mulheres e, em conseqüência, para toda a sociedade.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Sobre o Instituto Avon
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com

Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco
Contatos: Bethina Piva e
(11) 5575-1233, ramal 212
redacao.betina@ppagina.com

Carolina Matheus
(11) 5575-1233, ramal 203
redacao.carol@ppagina.com

Sobre a Avon
CDN – Companhia de Notícias
www.cdn.com.br

Contatos: Edson Gushiken
Tel. (11) 3643 2767
edson.gushiken@cdn.com.br

Rose Rocha
Tel: (11) 3643-2789
rose-rocha@cdn.com.br

Avon www.br.avon.com

Relações com a Imprensa
(11) 5546-7459

—Divulgado peloInstituto Avon.

 

Reese Witherspoon diz que fama ajuda a promover causas sociais

Em passagem relâmpago por São Paulo, atriz participou de coletiva sobre violência doméstica e não falou sobre sua vida pessoal

Foi relâmpago e oficial a passagem de Reese Witherspoon pelo Brasil. Embaixadora da Avon Foundation, a atriz de "Legalmente Loura" participou de uma coletiva para a imprensa nesta quinta-feira, 28, no hotel World Trade Center, em São Paulo. Com um minivestido azul-marinho, Reese se sentou ao lado da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, da diretora regional do UNIFEM para o Brasil e Cone Sul, Ana Falú, e do presidente da Avon Brasil, Luis Felipe Miranda. 

Todo o evento durou menos de uma hora e Reese respondeu a apenas quatro questões da imprensa, que só podia fazer perguntas ligadas ao tema da entrevista: a violência doméstica no Brasil. A atriz também entregou para Maria da Penha Fernandes uma Pulseira da Atitude, símbolo da campanha "Fale sem medo – Diga não à Violência Doméstica". A história de vida da farmacêutica serviu de inspiração para a criação da Lei Maria da Penha, pelo aumento do rigor das punições relativas a agressões contra mulheres. Agredida durante seis anos pelo marido, Maria da Penha ficou paraplégica devido a um dos ataques, com arma de fogo. 

 

Anúncios

Comentários em: "Avon abraça a causa do fim da violência doméstica" (14)

  1. edilene disse:

    fico feliz sou consumidora da avon e venderodora Severina é uma ótima representante dessa empresa, mas spu também pertencente ao fórum de mulheres do Paulista PE,e da Articulação de saúde da mulher como posso enviar um profeto para este fundo, que trata de violência doméstica.Edilene Sntos Coordenação colegiada.CESMAL ART.Saúde Fórum de Mulheres.Atenciosamente

  2. edilene disse:

    JÁ ESTIVE EM ALGUM ESPAÇO POLÍTICO PARA MULHERES QUE AVON PATROCINOU O EENTO.

  3. This post had been really effectively composed, and in addition it consists of several beneficial information. I appreciated the professional way of writing this publish. You earn this easy for me to understand.

  4. Typically I don’t post about sites, however would want to declare that this kind of submit actually compelled me to take action. Very nice submit!

  5. Hello – I have to admit, I’m amazed together with your web site. I needed no trouble moving via all of the navigation bars and knowledge has been easy to get into. I came across a few things i desired immediately by any means. Pretty amazing. Would have fun here in the event you include community forums or something like that, it may be the perfect opportinity for your customers to have interaction. Congratulations are in order!

  6. It is a great website. Good polished interface and incredibly informative content articles. We’re coming back in a very bit, just fantastic blog.

  7. In case you could concept myself together with any kind of suggestions about how you made your blog site appear this particular good, I would personally be thankful.

  8. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have truly enjoyed surfing around your weblog posts. After all I’ll be subscribing for your feed and I’m hoping you write again soon!

  9. In case you can message me personally with any suggestions on how you have made this web site website look this kind of great, I would personally enjoy it.

  10. Cool post ! Many thanks for, publishing in my blog page man! I will information a person a while. I didnrrrt realise that.

  11. Appreciation for taking this probability to discuss this, Personally i think highly about this particular and I enjoy researching this kind of topic. If you can, while you acquire details, you should add to this website with fresh details. I discovered this really beneficial.

  12. Generally I don’t submit on sites, on the other hand would like to declare that this particular publish truly compelled myself to accomplish this. Great post!

  13. Hello there, merely converted into aware of your blog thru Search engines, and located that it’s truly educational. I?michael gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this particular in future. A lot of other people is going to be benefited from your composing. Many thanks!

  14. I just want to tell you that I am all new to blogging and site-building and truly loved you’re page. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You surely come with awesome articles and reviews. Appreciate it for revealing your website.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: