"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Na Bruxaria Moderna, o calendário religioso possui treze celebrações de lua cheia e oito dias de poder (sabás). Quatro desses dias são determinados pelos solstícios e equinócios, que são o início astronômico das estações. Os outros quatros rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos.

Muitas datas das comemorações pagãs coincidem com as das cristãs. Entretanto, o paganismo é muito anterior ao cristianismo; ou seja, foram os cristãos que incorporaram elementos da cultura pagã e adequaram-nos às suas tradições, depois perseguindo e condenando os praticantes de rituais pagãos, exterminando, quase que completamente, sua cultura.

E por que eles fizeram isso? 

Porque eles eram de uma religião nova e precisavam se estabelecer de alguma maneira. Assim, não é de uma hora para a outra que as pessoas largam suas crenças e passam a seguir uma nova; muitas vezes, isso nem acontece. Foi o caso. As pessoas que tinham suas crenças baseadas na sacralidade da Terra, por mais que fossem obrigadas a freqüentar igrejas e templos cristãos, acabavam fazendo uma “mistura” que foi o que manteve o paganismo até hoje.

Vamos dar uma olhada na Roda do Ano e comprovar tais fatos, lembrando que no hemisfério sul as datas são invertidas com relação ao hemisfério norte.

Solstício de Inverno: No Brasil,o solstício, de inverno ocorre no final de junho, mas no hemisfério norte, ocorre no final de dezembro. Foi desta antiga data que se originou o natal cristão. Temos diversas lendas folclóricas e mitológicas milenares envolvendo deuses que nasciam no solstício de inverno, e crenças assim tão fortes não são largadas pelo povo tão facilmente. Tanto que, na história “oficial” de jesus cristo, diz-se que ele nasceu no 25º dia, mas não é dito de qual mês. Há alguns estudiosos que afirmam que esse mês seja maio, outros afirmam outras datas. Mas o fato é que a igreja católica ter estabelecido a data do nascimento de Jesus na mesma época que o nascimento de deuses pagãos não foi uma coincidência de maneira alguma. Fazendo isso, era muito mais fácil convencer os pagãos dizendo: “olha, nossa religião é praticamente igual à sua, temos até um deus que nasce na mesma época que o seu” etc…

Imbolc: Celebrado oficialmente no início de fevereiro, esta é uma festa consagrada à deusa celta Brigit. No entanto, “coincidentemente”, na mesma época é celebrada na Irlanda uma festa de honra à Santa Brígida de Kildare, a santa mais reverenciada no local.

Equinócio de Primavera: Por volta de 22 de setembro no Brasil, mas 21 de março no hemisfério norte. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa. É um costume muito antigo colocar ovos pintados no altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos. Os ovos eram decorados com símbolos mágicos e os pedidos eram voltados à “fertilidade” em todas as áreas. Isso porque, nessa época, era celebrada uma deusa chamada Eostre, cujo animal-símbolo era um coelho…

Beltane: Conhecido popularmente como “Festa de Maio”, era um sabá que celebrava a fertilidade da Terra, dos animais, das pessoas, de toda a Natureza, enfim. As pessoas realizavam um ritual de união nessa época, também dedicada à união sagrada dos deuses. Será simples acaso o mês de maio ser considerado, pela igreja católica, o mês dos casamentos?

Solstício de Verão: Em dezembro no hemisfério sul, em junho no hemisfério norte. Tempo de celebrar o ápice do poder do sol com fogueiras, alegria e muita abundância. Será muita coincidência o dia de são joão e as festas juninas, com suas fogueiras e festas alegres, serem comemorados na mesma época?

Lammas: Celebrado no início de agosto no hemisfério norte e no início de fevereiro no hemisfério sul. Representa a chegada do ano, um período para prepararmo-nos ao recolhimento e agradecer às graças recebidas no último ano: Dia de ação de graças?

Equinócio de Outono: Celebrado em setembro no hemisfério norte representa a confirmação dos votos de agradecimento pelas graças que tivemos no último ano.

Samhaim: Conhecido como Halloween, é a festa mais conhecida das bruxas. É a época quando honramos nossos ancestrais e temos um véu mais fino entre os mundos, o que facilita a comunicação com nossos entes queridos que já se foram. É época de honrá-los e agradecer-lhes por sermos o que somos hoje. Geralmente of estival dura três dias, do dia 31 de outubro até o dia 2 de novembro. É interessante notar o fato de que o dia 1º de novembro foi conclamado como o dia de todos os santos, enquanto que o dia 2 se tornou o dia de finados.

Mais uma vez, coincidência? São semelhanças demais para serem chamadas de coincidências.

Fizemos uma comparação do Paganismo com o Cristianismo tendo em vista apenas a Roda do Ano, mas existem milhões de comparações, de crenças e práticas que foram incorporadas pelo Cristianismo a fim de converter os pagãos. Se pegarmos livros sobre a igreja no período medieval, veremos infinitos relatos de práticas consideradas pagãs, porém amplamente difundidas por padres cristãos na época.

A própria virgem maria só foi incorporada ao cristianismo 400 anos depois do “nascimento” de cristo. Será que eles perceberam que o culto a uma Deusa Mãe jamais iria morrer, então resolveram adotar isso também?

Não é à toa que as santas católicas são mais adoradas do que seu próprio deus.

A igreja católica sempre mentiu, e o cristianismo sempre quis acabar com o Paganismo desde os primórdios. Chegaram em uma terra que não era deles (como sempre fizeram – vide as invasões, as cruzadas, as histórias dos jesuítas) e queriam converter todos os povos à sua religião. Isso não é nem um pouco louvável. Como se não bastasse, no auge da sua loucura, torturaram, queimaram e enforcaram milhões de pessoas inocentes da época da “Santa” Inquisição, tudo porque não seguiam o que eles chamavam de “religião verdadeira”.

Até hoje, o preconceito é enorme. Se você não é cristão, para eles automaticamente você é anticristão, e logo eles partem para agressões psicológicas e tentam lhe convencer de que você “só conseguirá se salvar se for para jesus”.

É patético.

Tais pessoas deveriam estudar muito história antes de sequer vir conversar com pagãos ou qualquer pessoa de qualquer outra religião.

E, mesmo que sejam estudadas, deveriam recomeçar do zero e estudar tudo de novo, para aprenderem a ter respeito pelos seus semelhantes, como eles tanto pregam, mas poucos fazem.

Guinevere

Comentários em: "Paganismo e Cristianismo" (40)

  1. AUGUSTO disse:

    Muito bom. Colabore mais !

  2. Celso antonio Bernardes disse:

    É muito interessante perceber que o Cristianismo da forma como foi conduzido trouxe tantos "dissabores" a outras culturas. Penso que talvez esse não fosse o ideal de Jesus Cristo. Infelismente,  apostólos e demais pais da Igreja sucumbiram ao prestígio e poder e distorceram muito do que Jesus Cristo pregou. Mas será que eu também não faria o mesmo? Eu penso que cada cultura deveria ser respeitada por suas crenças e deuses e que também respeitasse, usasse de tolerância. Mas me parece que o ser humano ainda não alcançou esse nível de consciência.Apesar de cristão, admiro muito as culturasanteriores ao cristianismo, incluindo ai o paganismo.

  3. Allan disse:

    ^^Simplesmente excelente!!Keep the good work!Se quiser, depois faz uma visita no meu site: http://conhecimentoantigo.wordpress.com/Blessed be!

  4. Rubem Xavier disse:

    Acho que é louvável termos (seres inteligentes, pensantes e, portanto, potencialmente questionadores), pelo menos, curiosidade na conscistênca das questões que nos envolvem.
    Pelo menos temos o direito de questionar e não nos deixar enganar por tradicões e sistemas criados para oprimir multidões em benefício de poucos privilegiaiodos.
    Não acreditar no pacote completo é fundamental para enterdermos o todo das coisas no universo.
    A religião (ou os que a promovem) tem nos imposto pressupostos que não deveríamos questionar.
    Será:
    Muito interessante seu blog.

  5. Pedro disse:

    O artigo é bom só não gostei do titulo, uma melhor opção seria Paganismo e Catolicismo .

  6. Adriano disse:

    Não concordo com essa maneira de ver e, sobretudo, julgar a história. Uma visão um tanto preconceituosamente sem rigor científio, essa sua concepção está muito no senso comum. Penso que vc deveria estudar e aprofundar-se na questão, principalmente, no que tange ao contexto da cultura greco-romana e do Império Romano.
    Os “pagãos” aderiram ao catolicismo e consequentemente transmitiram sua cultura, e o cristianismo simplesmente se inculturou a tal, não perdendo a sua essência, mas apenas reinterpretando alguns aspectos do paganismo segundo suas crenças.

  7. LUIS CESAR disse:

    Madame Blavatsky escreveu que o “cristianismo é o paganismo não reformado e sim reformulado”. Para quem quiser aprofundar no assunto, pesquise o culto iraniano/romano de Mithra (Mitrianismo), além de mitologias nórdicas, sobretudo a finandesa de Mariath…

  8. This particular post was extremely properly composed, you’ll take pride in consists of several beneficial details. I enjoyed your own professional way with words this kind of submit. You cash in on it a breeze that i can comprehend.

  9. This submit has been really properly created, and in addition it contains numerous useful facts. My partner and i enjoyed your professional way with words this submit. You’ve made it super easy that i can understand.

  10. Should you might message myself with any kind of hints on how you made your blog web site look this excellent, I would personally be thankful.

  11. Awesome submit ! Thank you for, submitting in my web site guy! I’ll concept an individual a while. I didn’t appreciate which.

  12. Your site has become talked about around my discussion board as being a advised studying. Im pleased My partner and i passed by to discover that.

  13. Appreciate using this possibility to speak about this particular, I’m firmly about this particular and i also enjoy learning about this kind of subject. Whenever possible, when you obtain information, please increase this website with brand new info. My partner and i have found it very useful.

  14. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have truly enjoyed surfing around your weblog posts. After all I’ll be subscribing for your feed and I’m hoping you write again soon!

  15. Typically I can’t post upon sites, but I want to point out that this particular post actually pressured myself to take action. Great publish!

  16. This kind of post was very effectively written, looked after consists of numerous helpful information. I appreciated the expert way with words this kind of publish. You earn it easy that i can understand.

  17. Do not transfer the sureness your own human in order to other people within the treatment of growths

  18. An individual necessarily aid to produce substantially content articles I would express. That’s the first-time We all been to your internet site site therefore significantly? I surprised using the research you have made to produce this particular real publish amazing. Superb procedure!

  19. I just want to tell you that I am new to blogging and site-building and honestly loved your web blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You certainly have outstanding article content. With thanks for sharing with us your blog.

  20. I just want to say I am just new to weblog and truly liked you’re page. Very likely I’m going to bookmark your site . You definitely have incredible stories. Thank you for revealing your web site.

  21. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is truly informative. I’m gonna watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!

  22. Heya I’m for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you aided me.

  23. Fantastic goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you’re just too magnificent. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it smart. I cant wait to read far more from you. This is really a tremendous website.

  24. It’s best to participate in a contest for the most effective blogs on the web. I will suggest this website!

  25. Very good stuff the following, but i noticed that many of your links are broken. many thanks to the content anyway!

  26. i enjoy your blog, i have it in my rss reader and always like new things coming up from it.

  27. Hello. excellent job. I did not anticipate this. This is a impressive story. Thanks!

  28. Spot on with this write-up, I actually suppose this web site needs much more time. I’ll in all probability be once more to learn far more, thanks for that info.

  29. I keep listening to the reports talk about getting boundless online grant applications so I have been looking around for the best site to get one. Could you advise me please, where could i find some?

  30. Howdy! I simply want to give an enormous thumbs up for the good data you might have right here on this post. I shall be coming again to your weblog for extra soon.

  31. Wow! Thank you! I constantly wanted to write on my blog something like that. Can I take a fragment of your post to my website?

  32. Just thought I might comment and say superb theme, did you create it yourself? Looks genuinely excellent!

  33. Nice read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he just bought me lunch as I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thank you for lunch! “England and America are two countries separated by the same language.” by George Bernard Shaw.

  34. I reckon something genuinely special in this web site.

  35. Thank you for some other fantastic post. Where else may anyone get that kind of information in such an ideal approach of writing? I have a presentation next week, and I’m at the look for such information.

  36. Como teólogo, pesquisador e historiador percebo que há neste texto algumas informações desencontradas. Pensemos que antes do surgimento do catolicismo por volta do século IV o Cristianismo já existia, não podemos pois afirmar que Catolicismo é o Cristianismo mas, Pseudo-cristianismo, uma inversão dos valores Cristãos consagrados que antes não possuia nenhuma mistura pagã.
    O Catolicismo têm origem apartir de Constantino Imperador Romano, supostamente convertido a fé Cristã, que teve o cuidado político de aliar mais uma vez uma importante “religião” ao estado, dai o inicio desta mistura, primeiro com seus costumes e cultura religiosa, (para agradar a todos) depois com seus heróis e deuses.
    Os verdadeiros Cristãos mantiveram-se firmes em seu corpo de crenças sem se contaminar com a “nova fé adotada”, receberam pelos seus perseguidores diferentes nomes e pelos séculos e da mesma forma foram mortos como muitos pagãos pela “oficializada Igreja Cristã”.
    Catolicismo não é Cristianismo saiba disso.

  37. olá… apesar de que Eu não adoto nem uma religião: cristianismo,bruxaria,maçonismo ou nenhuma das diversas religioês do mundo, apreciei suas teses, pois detem mentalidade fértil…….. gosto de vêr as pessoas auto se questionarem!!
    Eu particulamente repudio toda e qualquer religião com seu fanatismo,pois a fé eo fanatismo ao cristianismo tem sido e é responsável por terriveis derramamentos de sangue… tal como as guerras santas,A santa inquisição e alem disso ainda é o eixo de legeslação e execução de muitas leis políticas, onde são cometidas terriveis barbaridades
    contra o povo, por motivos banais . Odeio religião!! e simplismente a desgraça do mundo! e o pior… é provável que jamais o ser humano se libertará deste mal.

    È lamentável !!! sem nenhuma ofença a todos que leiam isto.. abraços.

  38. Haydée Silva de Oliveira Tomiozzo disse:

    Eu amo Jesus. É o meu Rei e meu Meste. Não se deve confundir o papado, e essa igreja apóstata e idólatra com o verdadeiro cristianismo. Cristo só ensinou o amor, a misericórdia, e sófez o bem todos os dias de Sua Vida!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: