"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

Depressão

Na depressão, o tratamento rápido, intensivo e completo (até o desaparecimento total dos sintomas) diminui as chances de recaídas, de depressões de tratamento difícil no futuro e de atrofias de Hipocampo. Esse dado é especialmente válido para portadores de depressão que perdem meses em psicoterapias e tratamentos alternativos. Terapia é muito importante, mas na depressão ela é ator coadjuvante e não principal.

Como Depressão significa tristeza, as pessoas acham que o principal sintoma da Depressão é a tristeza. Mas não é. O principal sintoma da Depressão é a queda de energia. é a energia vital da pessoa que está deprimida.

Depressão é uma doença do corpo inteiro, não só do cérebro. O paciente se sente pesado, lento (ou com uma agitação improdutiva), sente dores no corpo, dores de cabeça, Fibromialgia, alteração do ritmo intestinal, alteração da digestão, alteração da pele, dos cabelos, das unhas, alterações do sono, etc. Depressão baixa a resistência a infecções, aumenta a chance de infarto, derrame, diabetes, etc.

1) Sintomas:

Os mais comuns são tristeza, desânimo, insônia, apatia, falta de alegria, de apetite (algumas pessoas tem aumento de sono e de apetite), de desejo sexual, falta de vontade ate mesmo de fazer coisas simples tipo tomar banho, assistir televisão ou ler um jornal. Sensação da falta de sensações. Ou seja, basicamente uma diminuição geral do nível de energia da pessoa.

Nem sempre a depressão significa tristeza, na maioria das vezes o sintoma principal é a queda de energia.

Ocorrem pensamentos pessimistas e repetitivos que não saem da cabeça. A pessoa perde o interesse por coisas que gostava de fazer ou por pessoas com as quais gostava de conviver. Parece que não consegue se concentrar numa leitura ou guardar na memória o que leu.

Às vezes aparecem ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico.

Também podem ocorrer Pensamentos Obsessivos: a pessoa sabe que eles não fazem sentido, mas não consegue tirá-los da cabeça. Por exemplo: conferir portas e janelas, achar que poderia fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas, etc. Essa pensamentos podem fazer parte da Depressão.

Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis. Coisas que antes eram agradáveis se tornam sem graça.

Alguns casos de Depressão se caracterizam por dores vagas e difusas pelo corpo ou na cabeça, com vários exames laboratoriais normais. O intestino pode ficar preso, a boca amarga, a pele envelhecida, os cabelos e as unhas fracos e sem brilho.

Muitas vezes aparecem pensamentos de “dormir e não acordar mais”. Algumas pessoas se sentem como se estivessem separadas do mundo por uma redoma de vidro.

Outras não conseguem nem sentir alegria nem tristeza (“sensação da falta de sentimentos”).

A pessoa pode ficar com “idéias fixas”. As principais são as seguintes:

·        Acha a situação financeira ruim e sem perspectiva.

·        Se sente culpado por coisas que fez e que não fez. O passado volta carregado de auto-recriminações, de arrependimentos, de coisas erradas que fora da Depressão a pessoa nem se lembra que existiram.
Durante a fase depressiva a auto-estima fica abaixo de zero.

·        Acredita estar passando por uma doença incurável.

Evidentemente nem todas as pessoas com Depressão apresentam todos esses sintomas.

As pessoas mais idosas podem apresentar um quadro clínico com falta de memória importante, às vezes mais evidente do que a própria Depressão.

Outras pessoas têm nítida piora da Depressão quando o tempo está nublado. Ë o que se chama de Depressão Sazonal. Ela pode ser muito bem tratada com Fototerapia.

2) Causas, fatores desencadeantes e situações que propiciam o aparecimento da Depressão:

Existem muitas. Geralmente é uma combinação de mais de uma causa. Por exemplo:

  • Predisposição genética.
  • Depressões anteriores. Depressão, “quanto mais tem mais tem e quanto menos tem menos tem”. Daí a importância de começar a tratar o quanto antes.
  • Personalidade perfeccionista, detalhista.
  • Distimia.
  • Situações difíceis, desgastantes, frustrantes.
  • Perdas: de pessoa querida, de dinheiro, de posição profissional ou social, aposentadoria, etc.
  • Gravidez, Parto e Menopausa.
  • Síndrome do Pânico.
  • Distúrbio Obsessivo Compulsivo.
  • Stress Pós Traumático: experiência traumática na qual a pessoa se sentiu indefesa ou humilhada ou sem possibilidade de reação, por exemplo, assalto, seqüestro, acidentes.
  • Psicose.
  • Pílula Anticoncepcional (causa comum de depressão em mulheres jovens), Implantes Hormonais, DIUs hormonais.
  • Corticóides, Quimioterapia, Interferon, Betabloqueadores, Parlodel, Digitálicos, Dissulfiram, Reserpina, Cinarizina.
  • Neurolépticos, Benzodiazepínicos, Barbitúricos, etc.
  • Drogas e álcool.
  • Anabolizantes, Anfetaminas.
  • Apnéia Obstrutiva do Sono.
  • Hiper – e Hipotireoidismo, Hashimoto.
  • Hepatite (principalmente C), Câncer, Pneumonia, Mononucleose, Reumatismo, Insuficiência Cardíaca, Infarto, Ponte de Safena, Asma, Insuficiência Respiratória, Câncer, Doença de Cushing, Diabetes, Anemia Perniciosa, Lupus, Artrite Reumatóide, Aids, Hipovitaminoses, Doença de Wilson, Sífilis, Huntington, Lupus, Poliarterite Nodosa, Hipovitaminoses, Insuficiência Renal.
  • Traumatismos cranianos, Acidente Vascular Cerebral (“derrame”), Insuficiência Circulatória Cerebral, Alzheimer, Arteriosclerose, Esclerose Múltipla, Parkinson, Huntington, tumores benignos e malignos, Epilepsia, Aneurismas, Enxaqueca, etc.
  • Dores crônicas, Fibromialgia.
  • Radioterapia.
  • Manifestação pára-neoplásica.

3) O que é esta Depressão:

De uma maneira bem simples, seu cérebro é formado por inúmeras células que se comunicam entre si através de substâncias químicas chamadas Neurotransmissores e por algum motivo eles não estão “circulando” como deveriam. Por isso você se sente sem pique, com a concentração e a memória fracas, meio “devagar” (algumas pessoas sentem na verdade agitação, ao invés de apatia) e com alguns dos outros sintomas descritos acima.

4) Uma Depressão pode ser “química” apesar de ter causa externa?

Sim. Muitas vezes ela começa reativa a algum problema real, mas com o tempo vai se tornando física. Úlcera, Infarto, gastrite e muitas outras doenças são desencadeadas por um Stress e, no entanto depois também se tornam físicas. 

Mas é importante você saber que os eventos de vida que desencadearam a ou as primeiras depressões são cada vez menos necessários. Ou seja: com o tempo ela pode aparecer sozinha sem absolutamente nenhum motivo.

É por isso que é tão importante tratar logo e de maneira completa

5) Tratamento:

A) Antidepressivos.

São remédios que corrigem o metabolismo dos Neurotransmissores. Eles não são calmantes e nem estimulantes, não criam dependência física e nem psíquica.

B) Psicoterapia.

Pode ser útil, pois a Depressão afeta a pessoa como um todo e quase nenhuma doença se restringe apenas ao seu aspecto físico. Traços de personalidade assim como problemas atuais ou passados podem ter algo a ver com a Depressão. Existem várias técnicas de Psicoterapia e algumas são mais indicadas que outras.

Se a Depressão apresenta certo grau de intensidade, a medicação tem prioridade absoluta com relação à terapia. A Psicoterapia pode esperar um pouco para ser iniciada, mas a medicação não, pois todas as pesquisas indicam que quanto mais rápido começar o tratamento medicamentoso maior é a chance de não se ter recaídas mais tarde.

C) Tempo para começar a melhorar.

Quase todos os Antidepressivos precisam de 3 a 6 semanas para fazer efeito. Não interrompa o tratamento por não sentir melhora nos primeiros dias. Uma maneira de apressar a melhora é tratar com Antidepressivo no soro.

6) Para a família:

Geralmente a família sofre porque não consegue ajudar e sobrecarrega porque vê a pessoa passar por especialistas, fazer exames, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhora. Então começa a dizer que é fita, “frescura”, falta de força de vontade, e começa a dar palpites para a pessoa “se ajudar” “se animar” “reagir” e etc., como se ela não soubesse de tudo isso…

A Depressão não é sinal de fraqueza de caráter e nem passa somente com “pensamento positivo”.

A pessoa com Depressão geralmente está completamente indecisa com relação a tudo. Alguém tem que tomar decisões inclusive para iniciar o tratamento.

7) Observações:

A) Algumas vezes o primeiro remédio não produz resultado. Isso não quer dizer que seja um caso grave. Na maioria das vezes basta trocar de medicação.

B) Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Seu médico deve decidir quando diminuir, interromper ou trocar de medicação. Mesmo que sua depressão seja curta, o tratamento será longo. Na verdade, quanto mais tempo você tomar o Antidepressivo, menor é o risco de uma outra depressão no futuro.

C) Decisões importantes com relação a problemas atuais de sua vida devem ser tomadas depois da Depressão ter melhorado. No momento todos os seus pontos de vista estão pessimistas e você está arriscado a tomar decisões que não tomaria se não estivesse deprimido.

D) A Depressão pode voltar? Muitas vezes pode. Existem fatores que serão avaliados para se chegar a uma conclusão. Porém, hoje em dia existem várias possibilidades de se fazer um tratamento preventivo para evitar esse problema.

E) Se quando parar ou diminuir a dose do Antidepressivo os sintomas da Depressão voltarem, não quer dizer dependência da medicação, mas sim que ainda não era hora dessa parada. Antidepressivos não criam dependência. A Depressão é que algumas vezes exige tempo de tratamento mais longo.

F) Um bom condicionamento físico é sempre importante, pois a ginástica libera Endorfinas, que são nossos Antidepressivos naturais e aumentam nosso bem estar. O intestino funciona melhor, a pressão arterial fica mais estável, etc.

G) Yoga, meditação, massagem de relaxamento: sempre ajudam e muito, principalmente as duas primeiras.

H) Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes) sempre ajuda.

Concluindo: a Depressão é uma doença que incomoda muito a vida do paciente e de sua família. Por outro lado, costuma ser fácil de tratar. Assim como na Depressão a pessoa não consegue se imaginar bem, quando ela passa a pessoa não consegue imaginar como era possível estar tão mal tão pouco tempo atrás.

Fonte: Mental

Comentários em: "Depressão" (26)

  1. Generally I wouldn’t publish upon sites, however would like to state that this particular post really pressured myself to take action. Very nice submit!

  2. Your site has become talked about inside my community forum as being a suggested reading through. I’m glad We passed by to view that.

  3. This particular publish had been very effectively created, you’ll take pride in consists of several beneficial facts. My partner and i enjoyed your own professional way with words this kind of publish. You have made this quite simple will realize.

  4. If you can information me personally along with any tips on how you have made this website site seem this particular great, I’d have fun here.

  5. Thanks for taking this chance to discuss this, I am firmly about this and that i appreciate learning about this topic. When possible, since you obtain details, please add to this weblog with brand new information. My partner and i have realized that really useful.

  6. Awesome publish ! Thanks for, publishing on my blog page gentleman! I will concept you a while. I didn’t appreciate in which.

  7. Someone necessarily lend a hand to make seriously articles I would state. That is the very first time I frequented your website page and so far? I amazed with the research you made to make this actual publish amazing. Excellent process!

  8. Generally I wouldn’t publish upon sites, however i would want to declare that this kind of submit actually forced me personally to accomplish this. Great submit!

  9. Appreciate taking this opportunity to talk about this kind of, I feel highly about this particular and I enjoy studying this kind of subject. If at all possible, when you obtain facts, make sure you enhance this website along with new info. I have realized that extremely useful.

  10. Someone always help to make substantially content articles I’d problem. That’s the very first time We visited your internet site website and therefore significantly? We all astonished with all the investigation you’ve made to make this actual distribute incredible. Outstanding process!

  11. I just want to tell you that I am very new to weblog and truly savored you’re page. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You really have perfect article content. Regards for sharing your web site.

  12. I just want to say I am just new to blogging and site-building and certainly loved you’re web blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You definitely have superb writings. Bless you for revealing your website page.

  13. I am always looking online for articles that can benefit me. Thx!

  14. This web page is mostly a walk-by for all the info you needed about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and you’ll undoubtedly uncover it.

  15. continue with the the good work around the website. Do like it! :p Could use some more frequent updates, but im certain that you got better or other things to accomplish like we all have to complete unfortunately.

  16. My wife and i got delighted that Chris managed to round up his inquiry out of the precious recommendations he got when using the weblog. It’s not at all simplistic to simply happen to be giving out procedures that many people have been making money from. So we do know we’ve got the writer to be grateful to for that. The type of explanations you have made, the simple web site menu, the friendships you can make it possible to promote – it’s mostly amazing, and it is facilitating our son in addition to us feel that this issue is amusing, and that’s particularly vital. Many thanks for everything!

  17. I was very happy to find this web-site.I needed to thanks to your time for this excellent learn!! I positively having fun with every little bit of it and I’ve you bookmarked to check out new stuff you blog post.

  18. Lovely site! I am loving it!! Will come back again. I am bookmarking your feeds also

  19. Well I definitely liked reading it. This post procured by you is very constructive for good planning.

  20. My wife and i ended up being really relieved when Ervin managed to do his investigation through the ideas he was given in your web site. It’s not at all simplistic to just continually be making a gift of hints which often others have been selling. So we figure out we have the blog owner to thank for that. The main illustrations you have made, the simple website menu, the friendships you can give support to foster – it is mostly astonishing, and it is leading our son and the family imagine that this idea is exciting, and that’s highly fundamental. Thank you for all the pieces!

  21. Of course, what an incredible blog and instructive posts, I definitely will bookmark your blog.All the best!

  22. Thank you for sharing superb informations. Your web-site is so cool. I’m impressed by the details that you’ve on this blog. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found simply the information I already searched everywhere and simply couldn’t come across. What an ideal web site.

  23. I like this internet site because so much utile material on here : D.

  24. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  25. Hello there, You’ve done a great job. I will definitely digg it and personally suggest to my friends. I am confident they will be benefited from this site.

  26. you’re in point of fact a excellent webmaster. The website loading velocity is incredible. It seems that you’re doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterpiece. you have performed a magnificent job on this subject!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: