"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos."

O Sono

O sono

O sono é uma etapa do ciclo diário em que ocorrem atividades bastante complexas no nosso organismo. É um período no qual se desencadeiam reações físicas, químicas, hormonais e musculares, restabelecendo o nível de energia do corpo e da mente, além de auxiliar na desintoxicação das células.

Uma noite bem dormida fortalece o sistema imunológico. Durante o sono reparador são fabricados anticorpos que destroem micróbios e células patológicas.

Qual o tempo de sono ideal?

Não existe uma regra de quantas horas se deve dormir. Cada pessoa tem sua própria necessidade. A média utilizada é de oito horas, mas o ideal é que analisar e descobrir que quantidade de sono você precisa para se sentir bem.

O sono é um ciclo composto de cinco fases que se repete a cada 90 minutos aproximadamente.

Fase 1: transição entre vigília e sono. A mente começa a se desligar do mundo desperto. Não tem efeito restaurador.

Fase 2: o cérebro começa a emitir ondas com padrões característicos. Nesta fase começa o descanso corporal.

Fases 3 e 4: sono profundo, quando o cérebro emite as ondas delta. É o momento de recuperação do corpo. Nessas fases, o fluxo sangüíneo é direcionado para os músculos e o hormônio do crescimento, responsável também pela recuperação dos tecidos, alcança seu pico de atividade.

Fase 5: é a fase REM – Rapid Eyes Movement, quando acontecem os sonhos.A atividade cerebral é intensa e, por isso, o fluxo sangüíneo desvia-se, em sua maior parte, para o cérebro. Aumenta o ritmo cardíaco e respiratório. Esta fase está relacionada à recuperação mental.  O bem-estar físico e mental depende mais da qualidade do sono do que da quantidade. Para uma noite realmente restauradora o ideal é que os ciclos do sono aconteçam de modo equilibrado.

Conseqüências de uma noite mal-dormida

O sono é um poderoso organizador da fisiologia do corpo. Uma noite mal-dormida pode resultar em olheiras, indicando cansaço, falta de repouso e esgotamento físico. A atenção e a memória também são prejudicadas. Com a repetição da privação do sono, a taxa da pressão arterial aumenta, o corpo acumula gordura, os músculos se tornam flácidos, os ossos ficam fracos e falta disposição para as atividades do dia. Sem contar o aparecimento do mau humor e da irritabilidade.

Um dia equilibrado evita o desgaste físico e a sobrecarga de emoções, aumenta o rendimento e proporciona uma agradável sensação de bem-estar.

Para conseguir essa harmonia você precisa identificar seus limites e necessidades. Assim poderá programar suas atividades diárias respeitando o funcionamento do seu relógio biológico, sem agredir seu organismo.

 Um pouco de preguiça não faz mal a ninguém

Pequenos intervalos na agenda para relaxar são a melhor maneira de conquistar o seu bem-estar. Momentos agradáveis durante o dia ajudam no trabalho do sistema imunológico e garantem muita disposição e bom humor. Aproveite.

Correr contra o tempo é um esporte que não traz benefício nenhum para a saúde. Ao contrário, além de atrapalhar, a ansiedade ainda pode trazer complicações para a saúde, como por exemplo, o estress.

Fases do stress:

Fase de alerta: é a reação a uma ação externa. É o período em que aparecem problemas fisiológicos como taquicardia, movimentos mais intensos do coração, respiração acelerada e suor frio.

Fase de resistência: é o combate à fase de alerta. Normalmente nessa fase o corpo reage com mudanças de comportamento, insônia e outras demonstrações de insatisfação. É o período que permite o controle do estresse.

Fases de exaustão: é uma fase já avançada, na qual é possível surgir uma série de doenças crônicas. Neste estágio podem aparecer problemas emocionais, hipertensão, úlceras, gastrites, fadiga crônica, diabetes, alterações no sono, entre outros sintomas.
Evitar o estresse é a melhor decisão. Mas quando isso não for possível à solução é mudar os hábitos de vida para interromper seu desenvolvimento.

Conseqüência do estress

O estress provoca alterações hormonais que interferem no sistema de defesa do organismo, podendo ocasionar problemas de saúde. Além disso, o estresse também pode provocar acne, queda de cabelo, ressecamento da pele, perda de memória, nervosismo e ansiedade. Os músculos ficam tensos e inibem o fluxo do sangue, ocasionando dores musculares, principalmente nos ombros, nuca e face. Dores de cabeça também podem estar relacionados ao estresse, inclusive a enxaqueca. Por tudo isso, nada melhor do que ficar bem distante desse mal.

 Dicas

Crie uma atmosfera agradável para dormir.

A escolha de um travesseiro e de um colchão confortável é importante.

Controle a luminosidade, o ruído e a circulação do ar.

Aromas relaxantes contribuem para criar um clima de serenidade.

A nicotina é nociva para o corpo e um estimulante para o cérebro. Não fume!

 Evite bebida com cafeína: café, chás e certos refrigerantes agem como estimulante.

Mantenha uma alimentação equilibrada. O estômago muito cheio pode causar indigestão, afetando o sono, e a fome pode fazer você acordar durante a noite. O ideal é um lanche leve, 30 minutos antes de deitar.

Faça exercícios. O exercício alivia o estress físico e mental. Pessoas que se exercitam regularmente apresentam um aumento do tempo da fase delta do sono. O ideal é se exercitar ao anoitecer, longe do horário de dormir.

Relaxe e esqueça seus problemas. Crie um horário de preocupação ou um diário de anotações, mas evite pensar nos seus problemas quando estiver deitado. No dia seguinte, com a mente descansada, com certeza, conseguirá resolver tudo com mais facilidade.

Estabeleça uma rotina para dormir e para despertar. Evite o truque de colocar o despertador para tocar 10 minutos antes do horário. Por trás do prazer de ficar um pouquinho a mais na cama esconde-se um vilão: o mau humor. O estado de sonolência em que você fica nesses minutos antes de se levantar gera mal-estar e indisposição.

Mantenha seu corpo hidratado. Beba bastante água. Ela ajuda a afastar a sensação de cansaço.

Espreguice. Recupera energia e renova o astral. Se você passa muito tempo na mesma posição, nada melhor do que uma gostosa espreguiçada para aliviar a tensão e oxigenar o organismo. Experimente.

Aproveite a energia do Sol. A luz do Sol é essencial para a vida. Faz bem para a saúde, estimula o organismo e melhora o humor.

Faça sexo!

 

Comentários em: "O Sono" (29)

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